26/10/2020 às 11:34, atualizado em 26/10/2020 às 15:36

Cineastas comemoram a 53ª edição do Festival de Cinema de Brasília

Evento é consagrado como a mais respeitada mostra da categoria do Brasil

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Em sua 53ª edição, o mais tradicional evento cinematográfico do país – o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) – será realizado de 15 a 20 de dezembro, com transmissão inédita pelo Canal Brasil. A confirmação do evento, que carrega a responsabilidade de ser a mais importante mostra do gênero no Brasil, é comemorada por cineastas de renome do país, como Cacá Diegues, que destaca: “O Festival de Brasília é o mais tradicional do Brasil e não pode deixar de acontecer, é importante que ele continue atuante”.

Em um ano marcado por cancelamentos de festivais de cinema no mundo em função da pandemia de Covid-19, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, empenhou-se para que não houvesse interrupção do FBCB. “Na história do festival, as edições que não aconteceram estão diretamente ligadas à censura militar, o que feriu fortemente a cultura nacional”, destaca. “Era uma questão de honra prosseguir com esse patrimônio brasileiro”.

[Olho texto=”“Era uma questão de honra prosseguir com esse patrimônio brasileiro”.” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”centro”]

“O festival foi criado num momento muito difícil do país, em que havia uma ditadura militar, e, se conseguiu sobreviver a tudo isso, então vai sobreviver a essa peste que está aí”, pontua o cineasta Cacá Diegues, referindo-se à pandemia. “O que der para fazer, tem que fazer, não pode é parar”.

Curador da edição deste ano, o cineasta Silvio Tendler comemora a continuidade do festival. “Com essa decisão, Bartolomeu Rodrigues está fortalecendo o cinema nacional em tempos de destruição da nossa memória, e exemplo da Cinemateca”, ressalta.

“O Festival de Brasília deste ano será naturalmente marcado pelas circunstâncias que atravessamos”, afirma o cineasta Vladimir Carvalho. “Entretanto, devemos considerá-lo como forma de nossa capacidade e de nossa resiliência. O atual secretário de cultura, Bartolomeu Rodrigues, entendeu os nossos sinais e arregaçou as mangas. Vai produzir o evento com recursos da própria secretaria, o que não acontecia fazia anos.”

Celeiro de história

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo encontro dedicado ao cinema nacional do país, prestigiado por realizadores e críticos por oferecer espaço à apreciação, à reflexão e à participação do público e de profissionais do cinema. Tornou-se, ao longo dos anos, um símbolo de prestígio, não apenas por seu pioneirismo, mas também pela ousadia que pautou sua trajetória e seus premiados, antecipando ou reafirmando a consagração de filmes e autores.

O FBCB estreou em um contexto único, à sombra de momento político conturbado – característica que contribuiu para a formação e o perfil do evento, sempre marcado por um público contestador. Foi inaugurado em 1965, como Semana do Cinema Brasileiro, por iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, que estava à frente do primeiro curso superior de cinema, criado na Universidade de Brasília (UnB). Em 1967, tornou-se Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Apenas nos anos de 1972 a 1974, o festival não foi realizado, no auge do regime militar, que impôs censura ao evento. Em 2007, o Festival recebeu o registro de Patrimônio lmaterial pelo Governo do Distrito Federal.

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)