28/10/2020 às 14:36, atualizado em 11/12/2020 às 14:13

GDF Saúde nasce como o maior plano do Brasil

Convênio terá capacidade para atender até 600 mil vidas, entre servidores públicos ativos e inativos e dependentes

Por Ian Ferraz e Renata Moura, da Agência Brasília  | Edição: Carolina Jardon

Solenidade no Palácio do Buriti reuniu sindicalistas, servidores, parlamentares e membros do GDF | Foto Renato Alves / Agência Brasília

O GDF Saúde, convênio de assistência à saúde dos servidores públicos do Governo do Distrito Federal, foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, em solenidade no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (28). Na presença de sindicalistas, servidores, parlamentares e integrantes do primeiro escalão, o chefe do Executivo local anunciou o benefício esperado há mais de 20 anos pelo funcionalismo público.

A expectativa é de que o plano inicie sua operação como um dos maiores do Brasil, podendo abarcar até 600 mil vidas.“Este plano de saúde já nasce grande, com potencial de ser um dos maiores da América Latina. Assim, vamos desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Ibaneis, durante o evento. “Fica meu agradecimento a todos os servidores e servidoras. Sei da importância do servidor público para a manutenção dos serviços para a população”, acrescentou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas) – órgão responsável pela operação do plano –, Ney Ferraz, destacou que a expectativa pode ser ampliada com a possibilidade de convênios com as forças policiais, que por lei são regidas pelas legislações federais.

“Podemos atingir 600 mil vidas, algo em torno de 20% da população do DF. Isto faz com que ele se torne o maior plano de saúde do Brasil”, contabilizou.

Ferraz contou que os estudos iniciais para a implementação do plano de saúde dos servidores foram iniciados em 2019, e culminaram na assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Inas, a Secretaria de Economia e o Banco de Brasília (BRB) em julho deste ano. “Reunimos todos num esforço de viabilizar e concretizar esse compromisso do governador Ibaneis com o servidor”, relembrou.

Secretário de Economia, André Clemente destacou que o plano de saúde era uma pendência de décadas e que a atual gestão conseguiu transformá-la em realidade, mesmo durante uma pandemia. “Gasto com saúde não é despesa, é investimento”, complementa. Para colocar o plano em prática, os cofres públicos devem disponibilizar cerca de 216 milhões por ano, o que equivale a 1,5% da folha total dos servidores.

[Olho texto=”“Em um ano como esse, em que nós fomos tão desafiados em todas dimensões, em especial na saúde, certamente a gente aprendeu a valorizar ainda mais este dom divino. Tendo saúde a gente corre atrás de todo o resto”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”centro”]

Conforme acordado, ao BRB caberá a implementação de ambiente tecnológico para as adesões e o credenciamento da rede prestadora de serviços médico/hospitalares. O banco vai oferecer também a estrutura de atendimento e o compartilhamento de expertise adquirida no BRB Saúde. O presidente do banco, Paulo Henrique Costa, lembrou os desafios impostos em 2020 pela pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e como o plano de saúde chega em boa hora.

“Num ano como esse, em que nós fomos tão desafiados em todas dimensões, pessoais e profissionais, em especial na saúde, certamente a gente aprendeu a valorizar ainda mais esse dom divino. Tendo saúde a gente corre atrás de todo o resto, de cada conquista, de cada relação familiar, cada sucesso profissional. O que estamos entregando hoje aos servidores do DF é um plano de saúde que todos têm muito a se orgulhar”, destacou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Representante do funcionalismo público local, a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, se emocionou ao discursar no Palácio do Buriti. “Esperamos essa notícia por muitos anos. Os amigos sabem o quanto nós lutamos pelo plano de saúde. Governador Ibaneis, eu sei o quanto você teve coragem para lançar este plano de saúde e quero dizer que ele fará diferença. Cuidar de quem cuida do povo é um investimento do governo”, disse.

Para o deputado distrital Jorge Vianna, servidor público da saúde, o GDF Saúde vai salvar muitas vidas. “Com o plano de saúde nós teremos mais saúde e um retorno mais rápido do servidor, diminuindo o absenteísmo”, observou.

Também participaram do anúncio, os deputados federais Tadeu Filippelli e Luis Miranda; o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente; os distritais Hermeto, Roosevelt Vilela, Martins Machado, Iolando e Reginaldo Sardinha.

Frase
“É um sonho de mais de 20 anos dos servidores. Temos 70% dos servidores públicos que não têm acesso a planos de saúde. Pela união de forças do Executivo, BRB e Inas, conseguimos lançar este plano hoje. Com certeza vamos beneficiar os servidores e fica este presente aos no dia deles”

Ibaneis Rocha, governador do DF