29/10/2020 às 19:11, atualizado em 30/10/2020 às 17:20

GDF Presente terá plantão no feriado

Em três meses, são 80 mil bueiros desobstruídos e quase 90% das 90 mil bocas de lobo mapeadas em todo o DF. Ações seguem ininterruptamente

Por Gizella Rodrigues e Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Preparo para o período chuvoso: toda a cidade recebe ações do GDF Presente | Fotos: GDF Presente

As ocorrências que chegam com o período chuvoso no Distrito Federal são o foco do GDF Presente. Em reunião com os coordenadores dos oito polos do programa, a Secretaria Executiva de Cidades (Secid) intensificou as ações. Uma equipe de cada polo estará de plantão no feriado prolongado para atuar com as administrações regionais no atendimento de possíveis incidentes causados pelas chuvas.

“Estaremos em alerta e prontos para nos deslocar ao local e atender imediatamente as ocorrências”,  explica o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo.

Locais como Vicente Pires, que está em obras, bem como Arniqueira e Pôr-do-Sol/Sol Nascente, onde há ruas sem galeria de águas pluviais, estão entre os pontos principais que demandam toda a atenção do GDF.

Bocas de lobo

Desde agosto, ainda no período de estiagem, a manutenção e a limpeza das bocas de lobo no DF são feitas por uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Governo (SeGov) e executada pelas equipes do GDF Presente e das administrações regionais, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Foi cumprida a meta de, antes da chuva, desobstruir os bueiros e permitir que as águas escorressem livremente pela rede de drenagem de águas pluviais, evitando, assim, alagamentos. Nesse período, cerca de 80 mil bueiros foram limpos e desobstruídos, enquanto cerca de 90% das 90 mil bocas de lobo já estão mapeadas pelas administrações regionais em todo o DF.

W3 Sul

Limpeza de bocas de lobo na W3 Sul

As equipes do Polo Central Adjacente I continuam a limpar as bocas de lobo da W3 Sul. Até agora, 154 bueiros foram limpos e estão prontos para escoar a água das chuvas. O trabalho começou na Quadra 502, no começo da avenida, e chegou até a 516. Agora, os trabalhos estão sendo retomados no sentido contrário, para garantir a eficiência da operação.

Os servidores olham as bocas de lobo uma por uma e avaliam a necessidade de retirada do lixo. “Tinha muita terra dentro das últimas bocas de lobo limpas”, conta o coordenador do polo, Lúcio dos Santos Barbosa. “O normal é ter sacolas plásticas, garrafas PET e muita folhagem, porque, como a W3 Sul é muito arborizada, cai muita folha – 50% [desse material] eram folhas, mas tinha lixo também. Encontramos ainda dois ratos mortos”.

 

Lago Sul

Recolhimento de entulho em Bernardo Sayão

As operações também contemplam o Lago Sul e preparam a cidade para o período chuvoso. Estão em fase de conclusão a retirada de sujeira das calhas para escoamento de água pluvial nas quadras 15 e 16 do Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB), o recolhimento de entulho nas margens do Parque Bernardo Sayão, a limpeza na QI 25 e tapa-buracos na QI 21.

Arniqueira

Arniqueira: tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo

Desde segunda-feira (26), o GDF Presente está em Arniqueira, onde faz uma limpeza geral. Já foram recolhidas 93 toneladas de entulho, inservíveis e restos de podas em vários trechos do Setor Habitacional Arniqueira, nas quadras 8, 9 e 11 do Areal e no Parque do Areal. Uma operação tapa-buracos passou pelo Conjunto 5 do setor habitacional, e oito bocas de lobo foram desobstruídas no Conjunto 4.

Morador de Arniqueira há 32 anos, o empresário Jandovir Medeiros, 51 anos, comenta que a realidade mudou depois que a cidade se transformou em Região Administrativa e passou a receber os serviços do GDF. “O governo resolveu a vida da gente”, comemora. “As chuvas abrem buracos, mas eles são tapados imediatamente”.