29/10/2020 às 15:50

Cuidados da Vigilância Sanitária nos cemitérios

Administradoras estão sendo orientadas a adotar medidas de proteção contra a Covid-19. Manter o distanciamento entre os visitantes é uma delas

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Breno Ezaki/Agência Saúde

As orientações às administrações dos cemitérios incluem fiscalizar o uso obrigatório de máscaras, o controle do número de pessoas que ingressam no local, bem como monitorar atividades e pessoas para evitar aglomerações | Foto: Breno Ezaki/Agência Saúde

Neste ano, as homenagens aos entes queridos no Dia de Finados devem ocorrer de maneira diferente. A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia. Além disso, todas as pessoas devem ter a temperatura medida antes de entrar no cemitério, e os colaboradores desses locais deverão utilizar equipamentos de proteção individual.

Essas e outras orientações estão sendo repassadas pela Vigilância Sanitária às administrações dos cemitérios a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus. As vistorias foram feitas entre os dias 23 e 27 deste mês, com a verificação do cumprimento das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus.

As medidas a serem observadas estão no Decreto nº 40.939 de 2 de julho e incluem, também, outros casos específicos, como a disponibilização de banheiros químicos com as medidas de higiene e desinfecção, o não uso de bebedouros, além da recomendação para que idosos e deficientes físicos evitem ir aos cemitérios durante o período de pandemia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

“São ações para verificar o cumprimento dos protocolos e as medidas de segurança e prevenção da transmissão da Covid-19”, explica a gerente de Fiscalização da Divisa, Márcia Olivé.

As orientações às administrações dos cemitérios do Distrito Federal incluem fiscalizar o uso obrigatório de máscaras, o controle do número de pessoas que ingressam no local, bem como monitorar atividades e pessoas para evitar aglomerações. “A concessionária responsável pela administração dos cemitérios deverá adotar todas medidas necessárias a fim de evitar riscos de contágio”, destaca Márcia.

A preparação

Em nota, a administração da empresa Campo da Esperança Serviços Ltda. informou que já recomenda que sejam evitadas às idas aos cemitérios, impedindo as aglomerações. No Dia de Finados (2/11), não serão realizadas missas presenciais nos cemitérios ou qualquer outro tipo de celebração.

Há regras específicas para utilização de carros em cada cemitério administrado pela empresa. Haverá maior número de colaboradores nos locais, inclusive vigilantes, além do reforço da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das Polícias Militar e Civil, do Detran-DF, do DER-DF e do Corpo de Bombeiros.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é das administrações regionais, do DF Legal, do Detran-DF e da Polícia Militar.

*Com informações da Secretaria de Saúde