30/10/20 14:59
Atualizado em 30/10/20 às 14:59

Adolescentes participam de ações do Outubro Rosa

Atividades foram promovidas na Unidade de Internação Feminina do Gama

Entre as atividades, foram promovidas oficinas e bate-papos sobre saúde | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina do Gama – vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – participaram, nesta quinta-feira (29), de oficinas e ações promovidas pela Secretaria de Saúde (SES), como parte da campanha Outubro Rosa.

As atividades foram divididas em saúde mental, promoção à saúde, saúde sexual e reprodutiva e direitos dos adolescentes.  O evento contou com a presença da titular da Sejus, Marcela Passamani, que defendeu o direito de as adolescentes internadas na unidade se engajarem em reconstruir a vida.

“O melhor caminho é olhar para si e saber que somos donas do nosso destino”, enfatizou a secretária. “Por isso, queremos capacitá-las, prestar toda a assistência possível para que todas saiam daqui empoderadas e com novas possibilidades para um futuro brilhante”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, também participou do evento

Assistência integral

A gerente de Atenção à Saúde a Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais, Denise Ocampo, explicou que o foco da ação foi incentivar atividades mais lúdicas, uma vez que já existe uma equipe de saúde dentro da unidade que presta assistência às internas.

Essas atividades, ressalta a gestora, contribuem para propiciar apoio à socioeducação. “Estudos mostram que as ações de saúde reduzem riscos de uso de drogas e álcool, diminuindo as chances de que seja cometido algum ato infracional, pois não estão sob o efeito dessas drogas”, pontuou.

Além das atividades mensais, as adolescentes recebem assistência das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Região de Saúde Sul. Atualmente, há 17 internas na unidade do Gama, voltada à ressocialização de adolescentes de 12 a 21 anos.

* Com informações da SES