30/10/2020 às 18:13, atualizado em 03/11/2020 às 10:35

Embaixadas iluminadas para o Outubro Rosa

As representações diplomáticas também participam da campanha de conscientização ao câncer de mama

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Foto: divulgação

Outubro é o mês em que a atenção do mundo se volta para a conscientização sobre o câncer de mama. Alguns hábitos e atitudes podem evitar a doença ou detectá-la nos estágios iniciais, aumentando as chances da cura, como o autoexame, exercício físico e uma dieta saudável.

Com a intenção de contribuir para o movimento Outubro Rosa, conscientizar a população, colorir os espaços e trazer um pouco de leveza para o assunto, o Escritório de Assuntos Internacionais do GDF promove duas campanhas sobre o tema.

A primeira é a Campanha Banco de Acessórios, que está arrecadando adereços (chapéus, gorros e lenços), para pacientes quimioterápicos que muitas vezes perdem o cabelo como efeito colateral do tratamento. A segunda, um convite para que as representações diplomáticas situadas em Brasília instalem a iluminação cor-de-rosa.

Ao longo do mês de outubro, oito embaixadas coloriram os espaços com a luz rosa: Peru, Nicarágua, República Dominicana, Finlândia, Ucrânia, Portugal, Israel e México.  Elas também postaram as fotos em suas redes sociais.

“Muitas vezes a correria do dia a dia nos faz esquecer do autocuidado, e campanhas como essa, e muitas outras promovidas pelo GDF, nos lembram de pequenas atitudes que podem contribuir para qualidade de vida das mulheres”, afirma a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim.

O cuidado para a garantia da saúde e o bem-estar das mulheres está dentro do contexto da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o objetivo de desenvolvimento sustentável 3, “Saúde e Bem-estar”.

* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF