03/11/2020 às 08:42, atualizado em 03/11/2020 às 08:48

Áreas de Sobradinho e da Estrutural ficarão sem água nesta 4ª

Caesb pede a compreensão da comunidade e ressalta o cuidado que todos devem ter ao utilizar a água

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Nesta quarta-feira (4), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) executará mais uma etapa das obras do projeto de setorização de Sobradinho. Para a realização dos serviços, será necessário suspender o fornecimento de água das 7h às 23h50, nas seguintes localidades:

 Sobradinho I:

Quadra Central, Quadras 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 12, Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e Estádio de Futebol de Sobradinho.

Sobradinho II:

AR 20 a 25.

Estrutural

Também na quarta, toda a Estrutural ficará sem água até as 23h. A Caesb informa que será feita interligação de adutora para melhoria do sistema de abastecimento.

As obras de setorização têm por objetivo reduzir perdas e melhorar a qualidade da água distribuída com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno (PEAD). Também serão criados distritos de medição e controle (DMCs) para facilitar a manutenção das redes e reduzir a pressão da água, evitando rompimentos e vazamentos da tubulação.

Com um investimento de R$ 3.427.195,31, de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras beneficiarão 130 mil habitantes de Sobradinho. Aproximadamente 85% deste projeto de setorização de redes já estão executados.

Para mais dicas, confira as ilustrações com sugestões para o uso racional de água no perfil da Caesb no Instagram.

 Dicas para consumo consciente de água

A Caesb pede a compreensão da comunidade e ressalta o cuidado que todos devem ter ao utilizar a água, mesmo no período das chuvas, pois o volume de água consumido individualmente por cada morador impacta diretamente no abastecimento à toda a população. Separamos algumas dicas para colocar em prática neste momento:

 

  • Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar.

 

  • Evite lavar roupas.

 

  • Não lave o carro.

 

  • O jardim pode esperar a rega.

 

  • Esqueça a mangueira. Varra a calçada.

 

 Caixa d´água

A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução nº 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.

A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.

Mais informações para a população pelo número: 115

* Com informações da Caesb