07/11/2020 às 08:00, atualizado em 07/11/2020 às 09:13

Parque Ecológico de Águas Claras ganha Bosque dos Voluntários

Grupo formado por mais de 80 pessoas conclui, neste domingo (8), plantação de 800 mudas no local. Iniciativa tem apoio do Instituto Brasília Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Momento aproveita a estação chuvosa para colocar no chão mudas de pequizeiros, copaíbas, jatobás e buritis, entre outras espécies | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O grupo Voluntários do Parque Ecológico Águas Claras, que soma mais de 80 pessoas, e os agentes de parque lotados na unidade, com apoio do Instituto Brasília Ambiental, concluem, neste domingo (8), o plantio local de cerca de 800 mudas.

A área do parque que está recebendo as plantas ganhou o nome de Bosque dos Voluntários, em homenagem aos que atuam por livre e espontânea vontade no lugar.

“É uma homenagem mais que merecida a essas pessoas que têm um grande sentimento de pertencimento ao parque, e que cuidam dele como se fossem sua própria casa, dedicando tempo e energia”, explica o agente de parque André Luis dos Santos Leopoldino.

Segundo ele, o momento escolhido para o plantio tem o objetivo de aproveitar a estação chuvosa para colocar no chão mudas de pequizeiros, copaíbas, jatobás e buritis, entre outras espécies. O plantio começou há uma semana, com a intensificação das chuvas. Já foram plantadas cerca de 500 mudas, e neste domingo a atividade encerra com mais 300.

André Luís explica que a comunidade de Águas Claras também vai poder executar o plantio. Os voluntários e os agentes vão auxiliar a ação. A abertura das covas, que estão recebendo as plantas, foi feita com apoio da Novacap, e algumas mudas foram doadas pelo viveiro do Lago Norte. Mas a maior parte foi produzida pelo grupo de voluntários e pelos agentes, no viveiro do próprio parque.

“Conseguimos comprar insumo como adubo, esterco, entre outros, com recursos do Ministério Público e da iniciativa privada”, esclarece o agente, rotulando a ação como de ampla participação. Ele destaca que os voluntários e a comunidade gostam demais daquele parque, têm orgulho dele, não medem esforços para bem cuidá-lo, ajudando muito o órgão ambiental.

*Com informações do Brasília Ambiental