09/11/2020 às 15:08, atualizado em 09/11/2020 às 16:53

Brazlândia amplia rede de drenagem e pavimentação

Obras geraram dezenas de empregos e têm previsão de conclusão até o final de dezembro

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Até o final de dezembro, serão instalados 28 bueiros para captação da água da chuva na Quadra 35| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A região administrativa de Brazlândia não para de receber melhorias e obras de infraestrutura. Nesta semana, começaram os trabalhos de drenagem de água pluvial na Quadra 35. A obra é solicitação antiga dos moradores da região, que sofriam com os transtornos ocasionados pela água da chuva. O valor investido é de R$ 915 mil e foi garantido por emenda do deputado distrital Iolando Almeida.

Ao longo de 1,3 quilômetro serão instalados 28 bueiros para captar a água. Cada caixa de drenagem tem capacidade para 80 milímetros de precipitação por hora. O que significa dizer que o volume de escoamento está adequado a suportar grandes temporais, quando, por exemplo, chove até 80 litros de água por metro quadrado.

Além da drenagem, outro serviço foi iniciado na cidade. Trata-se da pavimentação de 300 metros da via de ligação entre a Escola Técnica e a Vila Olímpica, localizada na Vila São José. Somadas, as duas obras geraram dezenas de empregos e têm previsão de conclusão até o final de dezembro.

Jesiel Costa: demandas da comunidade são prioritárias | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Para o administrador da cidade, coronel Jesiel Costa, a demanda da comunidade é tratada com prioridade pela administração e demorou a ser executada em função das liberações ambientais. “Pensamos que seria um processo fácil, mas descobrimos que na localização havia áreas verdes, o que impossibilitava a realização das obras. Precisamos adaptar o projeto e aguardar a aprovação da Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação]”, disse o administrador.

Joseli Ferreira festeja a solução definitiva | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“Demorou, mas teremos uma solução definitiva”, festejou a dona de casa Joseli Ferreira, 40 anos. A moradora da Quadra 35 relatou que no período da chuva era comum a enxurrada invadir sua casa, enquanto a poeira tomava a residência durante a seca. “Em 2018 tive um prejuízo grande. A água invadiu minha sala, molhou moveis e eletrodomésticos.”

Desde o início deste ano, a cidade de Brazlândia já passou por intervenções que proporcionaram mais qualidade de vida e infraestrutura aos moradores. Reforma de escolas, pavimentação do Setor de Oficina, recuperação das estradas rurais e construção de calçadas acessíveis são alguns dos exemplos de benfeitorias.