12/11/2020 às 12:23, atualizado em 12/11/2020 às 13:41

Avançam ações do Novembro Azul no Distrito Federal

Campanha compreende atividades educativas e preventivas no combate ao câncer de próstata

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Palestras e bate-papos fazem parte das atividades nas unidades de saúde básica | Foto: Divulgação

As unidades básicas de saúde (UBSs) da Região de Saúde Sul, que engloba Gama e Santa Maria, iniciaram as ações da campanha Novembro Azul, focada no alerta sobre os cuidados com a saúde do homem. Ao longo de todo o mês, haverá atividades educativas e preventivas para reforçar o combate ao câncer de próstata, com orientações e encaminhamentos para exames.

O objetivo é alertar especialmente a faixa etária dos homens maiores de 50 anos sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Nas unidades, eles têm acesso a aferição da pressão arterial e de glicemia e ainda podem receber o encaminhamento para o exame de PSA, que detecta alterações na próstata, sendo usado para rastrear esse tipo de câncer.

Orintações

Nas unidades de Santa Maria e 5 do Gama, os espaços já foram decorados com balões e fitas azuis. Quem chega recebe material informativo e doces como lembrança. As equipes de saúde prestam atendimentos e promovem palestras para sensibilizar os homens sobre a importância de prevenir o câncer de próstata.

Já na UBS 4 de Santa Maria, o espaço foi decorado com balões e avisos educativos, como “Homem também se cuida”. A partir da próxima semana, serão oferecidas atividades direcionadas ao tema da campanha – como palestras, cursos, atualização do cartão de vacina, testes rápidos, avaliação odontológica e bate-papos.

“Todos estão motivados com o Novembro Azul”, avalia a gerente de áreas programáticas da Diretoria de Atenção Primária da Região Sul, Gisele Garcez. “Apesar de alguns atendimentos terem sido reduzidos por conta da pandemia, não foram paralisados.”

Os atendimentos estão sendo feitos de acordo com todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Para entrar na unidade, é necessário o uso de máscara, sendo oferecido álcool gel para desinfecção das mãos.

* Com informações da SES