12/11/2020 às 16:54

Casamento Comunitário: noivos provam terno e gravata 

Esta semana marcou mais uma etapa especial para as pessoas inscritas na cerimônia, que será realizada em 6 de dezembro, no Museu da República

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Na contagem regressiva para a cerimônia, noivos ajustam o visual: emoção e direitos assegurados | Foto: Divulgação/Sejus

Emocionados, os noivos do Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), participaram, nesta semana, da prova de roupas. Durante a ação, costureiras ajustaram ternos, gravatas e calças para harmonizar com os vestidos das noivas. A troca de alianças será realizada em uma cerimônia com 48 casais, em 6 de dezembro, no Museu Nacional da República.

“Não estamos preocupados em oferecer somente a parte dos cartórios, mas com todos os detalhes – cabelo, maquiagem, sapatos e vestidos para as noivas; os ternos dos noivos; a produção dos convites e a escolha da música e das flores para a cerimônia”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Esse é um momento mágico para todos nós que estamos envolvidos com a organização da cerimônia.”

Para ficar à altura das noivas, os homens também receberão um cuidado especial no dia do casamento. Todos poderão ser atendidos por barbeiros, que estarão disponíveis para arrumar cabelo e barba dos nubentes.

“Eu não teria condições de arcar com tudo isso”, revela o zelador Edilson Costa, 43 anos, que agora está prestes a realizar o sonho de oficializar a união. “Me sinto privilegiado por ter sido escolhido no meio de tantas inscrições para o Casamento Comunitário.”

Casamento com segurança

Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e distanciamento social. Cada casal poderá levar somente quatro convidados, a fim de evitar aglomerações.

“Precisamos mostrar para a população que mesmo um ano tão difícil também é tempo de esperança”, ressalta a titular da Sejus. “Esse casamento é a prova de que ainda podemos ter momentos felizes.”

[Olho texto=” “Precisamos mostrar para a população que mesmo um ano tão difícil também é tempo de esperança” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania  ” esquerda_direita_centro=”centro”]

União oficializada

[Numeralha titulo_grande=”1.124 ” texto=”casais do DF já formalizaram a união por meio do Casamento Comunitário” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Casamento Comunitário já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta é amparar as famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Os casais foram selecionados com base nos critérios definidos em edital publicado no Diário Oficial do DF.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Sejus, pelo e-mail subdhir@sejus.df.gov.br ou pelos telefones 3213-0688 e 3213-0685.

* Com informações da Sejus