13/11/2020 às 19:49

Ensino público: inscrições para 2021 continuam abertas

Secretaria disponibilizou dois canais para interessados

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

As inscrições para interessados em concorrer a vagas em uma escola da rede pública de ensino estão em andamento. Pelo site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o prazo para inscrições vai até 13 de dezembro. Já entre 17 de novembro e 6 de dezembro os candidatos também podem contar com atendimento via Central 156 (opção 2), de segunda a sexta, das 7h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

O balanço dos quatro primeiros dias de inscrições contabilizou 11.539 cadastros até as 16h desta sexta-feira (13).

[Olho texto=”“É importante que as pessoas não deixem para fazer a inscrição na última hora. O período já começou e a secretaria disponibilizou dois canais para que os interessados preencham o cadastro para ingressar na rede pública de ensino”” assinatura=”Fábio Sousa, secretário-executivo de Educação” esquerda_direita_centro=”centro”]

No ato do cadastro, o interessado precisa informar o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora, ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação realizará o cruzamento de dados e alocará os novos estudantes preferencialmente em unidades escolares na região do CEP apresentado na inscrição.

Tanto pelo site da SEEDF como pela Central 156 as inscrições para o ano letivo de 2021 são para novos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

“É importante que as pessoas não deixem para fazer a inscrição na última hora. O período já começou e a secretaria disponibilizou dois canais para que os interessados preencham o cadastro para ingressar na rede pública de ensino”, alerta o secretário-executivo de Educação, professor Fábio Sousa.

Estudantes especiais

O cadastro e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados de 17 de novembro a 8 de dezembro, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

As regionais têm adotado os protocolos de segurança contra o coronavírus, como distanciamento e uso de máscaras, para atendimento às famílias.

EJA

Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e os maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio, mas mesmo assim desejam finalizar os estudos em 2021, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficarão abertas entre 15 a 30 de dezembro. Tanto pela internet quanto pela Central 156.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As 14 coordenações regionais de ensino da SEEDF ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

Renovação automática

A renovação de matrícula de estudantes da rede pública de ensino para o próximo ano letivo é automática para os estudantes frequentes. Dessa forma, cabe às secretarias escolares realizar a confirmação de matrícula desses alunos.

Para os estudantes que desejam mudar de escola, o remanejamento escolar será feito em dezembro. Datas e informações a respeito desse processo serão divulgadas em breve pela Secretaria de Educação.

* Com informações da Secretaria de Educação