13/11/2020 às 20:43

Oportunidades do setor de aviação para o turismo

Setur-DF promove encontro com representantes da Gol Argentina e da Secretaria de Economia

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Empresários apresentaram a realidade da Gol durante o enfrentamento da pandemia e as propostas a serem realizadas, tendo Brasília como principal ponto de apoio | Foto: Setur-DF

A Secretaria de Turismo (Setur-DF) deu início nesta sexta-feira (13) a uma discussão sobre oportunidades para o setor de aviação com o objetivo de impulsionar a economia e o turismo do Distrito Federal. A iniciativa envolve a Secretaria de Economia (SEE) e Gol Argentina e teve como pontapé inicial uma reunião, realizada nesta sexta-feira (13), na sede da Setur-DF.

Na ocasião, os empresários apresentaram a realidade da Gol durante o enfrentamento da pandemia e as propostas a serem realizadas, tendo Brasília como principal ponto de apoio. A reunião foi conduzida pela titular da Setur-DF, Vanessa Mendonça, e incluiu o colega André Clemente (Economia), o vice-presidente da Gol Argentina, Ciro Camargo, e o assessor da Presidência da Gol Argentina, o comandante Alberto Farjeman.

[Olho texto=”“O tempo é de união, ação e providência. Esse diálogo hoje é muito importante para pensarmos em parcerias reais entre a Setur-DF e a empresa aérea”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”centro”]

“Não podemos passar o tempo todo pensando em pandemia, precisamos olhar adiante. O cenário está bastante complicado, mas precisamos enxergar novas oportunidades. Queremos avançar muito nessa retomada e Brasília é um ponto principal da nossa rede de desenvolvimento, por tudo o que ela representa. É a capital do país, símbolo da arquitetura, do turismo, tem história e uma posição geográfica estratégica e privilegiada no centro do país”, destacou o comandante Farjeman.

São todos esses atrativos do DF que têm contribuído para o avanço do setor turístico durante a retomada econômica, destaca a Setur-DF. Nesse sentido, de acordo com Ciro Camargo, se as viagens internacionais estão em segundo plano, a boa notícia é que o brasileiro está descobrindo o seu país.

Secretária Vanessa Mendonça reforça a importância de uma parceria estratégica entre a pasta e a Gol para novas possibilidades de avanço | Foto: Setur-DF

“Os destinos nacionais saindo de Brasília ganharam impulso e estão aumentando nesta retomada. Para ter uma ideia, tínhamos 36 destinos em 2019 saindo de Brasília. Começamos 2020 com os 36 destinos, mas com a pandemia caímos para nove. No entanto, a partir de agosto já conseguimos alcançar 39. E, se conseguirmos estabelecer esse ritmo, acreditamos que chegaremos a 75 voos diários novamente, em breve. A Gol quer ser a empresa doméstica número 1 do Brasil e Brasília é fundamental para alcançarmos essa estratégia”, afirmou Camargo.

A secretária Vanessa Mendonça comemorou a notícia e reforçou a importância de uma parceria estratégica entre a pasta e a Gol para o estabelecimento de novas possibilidades de avanço. “O tempo é de união, ação e providência. Esse diálogo hoje é muito importante para pensarmos em parcerias reais entre a Setur-DF e a empresa aérea. Divulgar nossa capital nos canais de comunicação da Gol, ampliar novas rotas, desenvolver tours turísticos personalizados para nossos visitantes ou ampliar o transporte de nossos produtos, como o artesanato, para outras cidades e até países são sugestões de fortalecimento do turismo que podem ser articulados com a empresa em curto prazo”, sugeriu Vanessa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por sua vez, o secretário de Economia do DF ouviu as propostas e elogiou as iniciativas. “É um sistema complexo e precisamos continuar avançando. A aviação é muito importante para o desenvolvimento do país e a sistemática de benefícios estão interligadas. Além do forte impacto no âmbito turístico, a aviação está contribuindo com a economia local também com o transporte de cargas, estimulando os negócios por meio do e-commerce”, ressaltou André Clemente, que se colocou à disposição no apoio a novas ações.

“O Governo [do Distrito Federal] está atuando em todas as direções para conter os danos causados pela pandemia. Já mudamos muito a realidade local, com medidas e ações, e estamos empenhados também com estratégias para as empresas de aviação, inclusive para contribuir na retomada da economia entre as cidades. Vamos fazer o que for preciso para avançarmos de forma segura. O setor é muito importante para a retomada e, quanto mais voos temos, melhor também é o cenário de investimento”, concluiu o secretário de Economia.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo