17/11/2020 às 21:11, atualizado em 18/11/2020 às 18:40

Lago Norte recebe nova iluminação

Serviços se concentram no Centro de Atividades, com reforço na roçagem do mato, recolhimento de entulho e operação tapa-buracos

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

Equipes do GDF Presente também recolheram galhos na Asa Norte | Foto: Divulgação/GDF Presente

Depois de receber os cuidados do GDF Presente por uma semana, o Lago Norte vai ganhar iluminação nova nos próximos dias. Funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) começaram a substituir as lâmpadas dos postes do Centro de Atividades (CA) por luminárias de LED. O serviço é uma parceria entre a administração regional, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, a Secretaria de Governo, a Secretaria Executiva das Cidades – que coordena o GDF Presente – e a CEB.

A troca das lâmpadas deve ser concluída até esta quinta-feira (19) e vai acontecer nos CAs 7, 8, 9, 10 e 11. Ao todo, 139 luminárias de LED serão instaladas, um investimento de R$ 93,1 mil, feito com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa cobrada na conta de luz. 

A substituição de lâmpadas convencionais, de vapor de sódio, pelas de LED tem duas finalidades: aumentar a luminosidade das ruas e, consequentemente, a segurança da população, pois elas iluminam melhor, e reduzir o gasto com energia, já que as lâmpadas brancas (de LED) consomem menos que as amarelas (vapor de sódio).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva, ressalta que, além de deixar o caminho dos moradores mais claro e melhorar a visibilidade para os motoristas, a troca das lâmpadas antigas vai representar uma economia dos recursos públicos. “Estamos otimizando os recursos, reduzindo custos com o consumo de energia e manutenção dos equipamentos, já que as luminárias de LED queimam menos”, afirma. A economia média com o programa de eficientização energética tem sido de 40%.

A troca da iluminação no CA faz parte de uma série de melhorias que o governo promove na região. Em maio, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com a administração regional, fez o recapeamento da pista que liga os CAs 7, 8 e 10.

Na semana passada, entre os dias 9 e 13 de novembro, o Polo Central Adjacente I promoveu uma série de ações de zeladoria no Lago Norte, entre elas a limpeza de becos na QL 10, tapa-buracos na ML 9, retirada de entulhos na MI 7 e roçagem da grama no CA. “O CA é um bairro novo e está em área nobre. Não podemos descuidar”, diz o administrador.

Foto: Divulgação/GDF Presente

Equipes limparam bocas de lobo na Vila Planalto | Foto: Divulgação/GDF Presente

Ações no Plano Piloto 

O Polo Central Adjacente I começou os trabalhos no Plano Piloto e vai passar as próximas duas semanas fazendo melhorias na região central de Brasília. Eles fizeram tapa-buracos perto da Catedral Militar Rainha da Paz, na 211 Norte e no início da L2 Norte, atrás da Catedral de Brasília. As equipes também trabalham na limpeza de bocas de lobo da Vila Planalto e na retirada de entulhos e lixo verde nas quadras 700/900 Norte. ”Nesta quarta-feira (18) vamos atuar com mais frentes de trabalho”, afirma Lúcio  dos Santos Barboza, que lidera a execução dos serviços no Plano Piloto.

Na Estrutural, o GDF Presente também finalizou uma semana de trabalhos com a lavagem da feira permanente e o recolhimento de pneus pela cidade, uma ação para impedir criadouros do mosquito aedes Aegypti e de prevenção à dengue.

Sobradinho

Em Sobradinho, as últimas chuvas causaram estragos na DF-440, a via principal da Rota do Cavalo. A água carregou grande quantidade de terra da comunidade Dorothy Stang para dentro da pista. Uma faixa chegou a ficar interrompida e, desde essa segunda-feira (16), máquinas do Polo Área Norte trabalham para limpar e liberar o tráfego na via.

A presidente da Associação de Moradores do Nova Colina, Francelina Rodrigues, 46 anos, moradora de um condomínio da região, diz que a DF-440 é muito movimentada, pois liga Sobradinho ao Itapoã. “A pista ficou intransitável, veio muita terra. Atrapalhou os motoristas e chegou a causar engarrafamento nos horários de pico”, disse.

Também em Sobradinho, o GDF Presente retirou grande quantidade de galhos da quadra 1 do Setor de Indústrias, concluiu a limpeza e retirou entulhos das Quadras 4, 6, 8, 10, 11 e 13. Em cinco dias, as equipes recolheram cerca de 600 toneladas, uma média de 120 toneladas por dia.