17/11/2020 às 20:25

Mais de cem homens são atendidos em ação no Guará II

Iniciativa da UBS 3 ocorreu no Setor de Oficinas da QE 40 e ofereceu diversos exames

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

Durante as testagens, foram confirmados cinco casos positivos de sífilis, três de HIV e, em média, 80% dos pacientes avaliados estavam com pressão ou glicemia altas, a maioria deles acima dos 40 anos | Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

Equipes de Saúde da Família que atuam na UBS 3 do Guará II atenderam, nesta terça-feira (17), 110 pacientes durante ação da campanha Novembro Azul no Setor de Oficinas da QE 40. Foram disponibilizados diversos exames para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais, além da marcação de exames como de colesterol, curva glicêmica e PSA – utilizado para detecção de câncer de próstata.

Foram avaliados trabalhadores e frequentadores da localidade. Durante as testagens, foram confirmados cinco casos positivos de sífilis, três de HIV e, em média, 80% dos pacientes avaliados estavam com pressão ou glicemia altas, a maioria deles acima dos 40 anos.

Além disso, três homens que já tinham câncer de próstata foram informados que podem ter seus casos acompanhados na UBS 3 do Guará 2. Eles eram avaliados na rede privada, pagando pelo serviço, e não sabiam que a unidade básica de saúde também oferecia esse tipo de atendimento. A Secretaria de Saúde tem feitos diversas ações, em todo o DF, durante as campanhas Novembro Azul diabetes e de prevenção ao câncer de próstata.

Participaram da ação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontologistas, nutricionista e assistente social. Os pacientes passaram por avaliação multiprofissional e odontológica, e receberam dois tipos de kits de saúde: um de higiene bucal e outro com álcool em gel, máscara e preservativos masculinos.

Aproximar os serviços da população

Na avaliação da gerente Vanusa Oliveira, o principal objetivo da ação é captar pacientes que, em sua maioria, trabalham na informalidade e que, por isso, não têm tempo para sair do trabalho e fazer os exames. “Ao ir diretamente no local de trabalho deles, aproximamos os serviços da população masculina e marcamos as consultas que precisam. Com isso, eles não desistem do tratamento”, comentou.

Vanusa Oliveira destacou ainda que, com a ação, “um dos grandes incentivos para os pacientes é que, além de agendar os procedimentos, também podem marcar o dia em que eles podem buscar o resultado dos seus exames, facilitando a vida deles e evitando que busquem a UBS várias vezes”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Para a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa, ações como essa são importantes para garantir o pleno acesso da população à saúde pública. “Durante as testagens, caso os resultados dos exames tenham alterações, os pacientes já são encaminhados para a UBS mais próxima. Os casos mais agudos e graves serão direcionados para o Hospital do Guará”, destacou.

Esta é a segunda ação promovida, neste mês, na Região de Saúde Centro-Sul, para conscientizar a população masculina sobre o Novembro Azul. A primeira ocorreu na Feira do Guará, quando feirantes e consumidores foram atendidos no dia 13. O objetivo foi informar a população sobre os cuidados necessários com a saúde, principalmente na investigação de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade.

*Com informações da Secretaria de Saúde