17/11/2020 às 18:17

Nova ponte da Fercal será cinco vezes mais resistente

Passagem suportará até 30 toneladas de carga, beneficiando o escoamento da produção rural

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Nova estrutura da ponte será composta por barras de ferro | Foto: Divulgação/DER

A pedido da comunidade rural local, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) está revitalizando a ponte sobre o Córrego do Ouro, localizado na VC 201, região da Fercal. A substituição da antiga passagem de madeira, que já se encontrava em deterioração, começou há uma semana.

A nova estrutura terá os mesmos 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura da antiga ponte, mas será composta por barras de ferro. A base de cimento do elevado será reforçada, e serão colocados guarda-corpos – muretas laterais – para proteger os pedestres.

A obra, realizada por administração direta, com recursos e mão de obra do próprio DER, conta com o trabalho de dez servidores e tem previsão de ser concluída até o fim deste mês. O escoamento da produção agrícola vai melhorar bastante.

Reforço no suporte

A nova passagem suportará uma carga de 30 toneladas, cinco vezes mais que a ponte anterior, e beneficiará 320 famílias de produtores rurais e aproximadamente mais duas mil pessoas. Além de garantir uma passagem mais segura para os motoristas e seus veículos de carga, a melhoria na passagem se estenderá também aos estudantes da Escola Classe Córrego do Ouro.

“Em breve, as famílias que vivem na região poderão usufruir de uma ponte mais segura “Pode parecer uma obra simples, mas nós percebemos a importância que esta ponte tem para a locomoção da comunidade local”, destaca o engenheiro Paulo Izidoro, analista de gestão e fiscalização do DER.

“Essa obra deixa a gente muito feliz, porque nós temos comprovado que o governo se interessa pelas questões importantes para a população, e assim podemos continuar trabalhando para garantir o sustento das nossas famílias”, comemora a presidente da Associação de Moradores do Projeto de Assentamento Contagem, Maria das Dores Moraes.

 Obras na região

Esta é a terceira ponte revitalizada pelo DER na Fercal nos últimos meses. Em julho deste ano, duas pontes existentes nas redondezas já haviam sido trocadas, uma localizada sobre o Rio Maranhão e outra sobre o Córrego Ribeirão.

Na via de passagem sobre o Rio Maranhão, a madeira antiga, que estava apodrecida, foi trocada por nova, e a base foi reforçada com guardas-corpos. Já a estrutura sobre o Córrego Ribeirão, que era de madeira, agora é de ferro.

“Com essas obras, as famílias que se sustentam da produção rural têm mais qualidade de trabalho e de vida”, pontua o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior. “Além disso, garantem a distribuição dos produtos para outras cidades do Distrito Federal e também do Entorno.”

* Com informações do DER