17/11/2020 às 11:55, atualizado em 17/11/2020 às 13:28

Recapeamento da DF-205 em fase final

Na área próxima à Fercal, serviços estão 90% concluídos. O trabalho beneficia diretamente 25 mil motoristas que transitam diariamente pelo local

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Obras seguem em ritmo intenso, já com a pista livre de imperfeições que poderiam causar acidentes | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

As obras de recapeamento da DF-205 no trecho próximo à Fercal estão 90% executadas. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) trabalha com a previsão de concluir os serviços, que cobrem uma área de 3 km, ainda neste mês. O objetivo é melhorar a mobilidade de cerca de 25 mil motoristas que transitam diariamente pelo local.

O encarregado do 2º Distrito Rodoviário do DER, Paulo Izidoro da Silva, explica que foram retiradas todas as imperfeições da pista, que poderiam causar acidentes. “É um trecho por onde passam muitos caminhões”, atenta. “Restauramos toda essa pista para garantir conforto e segurança dos usuários”.

Assim que o local receber a camada de asfalto, o DER fará a parte de sinalização horizontal e vertical. Também participam dos serviços a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Administração Regional da Fercal.

“O trabalho da gestão Ibaneis Rocha é feito a partir da integração de todos os órgãos”, pontua o diretor de urbanização da Novacap, Sérgio Lemos. “Nada se faz sozinho, são serviços conjuntos. No caso da DF-205, a Novacap participa com o maquinário e fornecimento de massa asfáltica.”

[Olho texto=”“O trabalho da gestão Ibaneis Rocha é feito a partir da integração de todos os órgãos” ” assinatura=”Sérgio Lemos, diretor de urbanização da Novacap” esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima, lembra que os moradores da região reivindicavam esse serviço há muito tempo. “Há décadas os moradores pediam essa revitalização, e o governador Ibaneis Rocha fez questão de que fosse entregue este ano”, destaca. “É uma obra muito importante, pois [a DF-205], além de ser uma via de trânsito intenso de caminhões, acesso a fábricas de cimento, de asfalto e pedreiras, liga várias comunidades, como Fercal 2, Queima Lençol, Lobeiral, Sonhém”.

Outras cidades 

O GDF atua firme no recapeamento de vias em várias cidades. Na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), as obras se encontram 89% executadas. Ao todo, R$ 8 milhões foram investidos nos trabalhos executados pela Novacap. Esses serviços também geraram dezenas de empregos diretos e indiretos.