18/11/2020 às 19:02, atualizado em 18/11/2020 às 19:06

Casamento comunitário: primeiro ensaio para a cerimônia

Os casais receberam todas as orientações do evento marcado para dezembro. Da entrada, ao momento do beijo (sem máscara)

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Dos 41 casais participantes, 28 compareceram ao ensaio geral e tiveram um gostinho de como será a cerimônia | Foto: Divulgação/Sejus

Para garantir que tudo seja perfeito no grande dia, os casais do Casamento Comunitário participaram, nesta quarta-feira (18), do primeiro ensaio geral antes da cerimônia, que está marcada para 6 de dezembro, no Museu da República. Eles receberam todas as orientações sobre a realização do evento, desde a entrada dos noivos até o momento do beijo, quando será permitido, por alguns instantes, retirar as máscaras de proteção contra a Covid-19. Os casais saíram do ensaio sabendo as cadeiras que vão sentar, a melhor forma de segurar o buquê e o local onde vão se vestir e maquiar.

“Esse não é um sonho apenas dos casais, mas também da Secretaria de Justiça. Por isso, estamos cuidando de cada detalhe para que o dia do casamento seja perfeito e único na vida dessas pessoas, exatamente como elas merecem”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ao acompanhar a preparação dos casais. “É muito gratificante ver a alegria e a emoção nos olhos de cada um”, completou.

Dos 41 casais participantes, 28 compareceram ao ensaio geral e tiveram um gostinho de como será a cerimônia. “Essa experiência foi maravilhosa e não paro de imaginar como será no dia. Vai ser difícil segurar as lágrimas. Eu me sinto privilegiada em poder casar. Tudo isso é um presente para mim”, disse Neide dos Santos Leão, ao lado do noivo Alimir Severino de Sousa. O casal tem mais de 26 anos de união.

[Olho texto=”Esse não é um sonho apenas dos casais, mas também da Secretaria de Justiça. Por isso, estamos cuidando de cada detalhe para que o dia do casamento seja perfeito e único na vida dessas pessoas, exatamente como elas merecem” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”centro”]

O Casamento Comunitário não é uma oportunidade somente para as pessoas que já estão juntas há muitos anos, mas também para quem deseja iniciar uma vida a dois. Esse é o caso da auxiliar administrativa Juelice Neves e do motorista Reinaldo Dias. “As inscrições para o casamento comunitário começaram exatamente no mês em que decidimos morar juntos. Então, aproveitamos a oportunidade para começar a nossa história com tudo certinho. Casar é emocionante”, explicou Juelice. Para seu noivo, esse momento também é especial. “Falar que o noivo não fica ansioso é mentira! Estou muito nervoso”, disse Reinaldo sorrindo.

O ensaio foi coordenado pelo cerimonialista Marcelo Pimenta, um dos profissionais voluntários do DF que está contribuindo para tornar realidade o sonho desses casais. “Nesse ano praticamente não tivemos eventos. Nós, profissionais de áreas como decoração, música, vestidos, estamos participando como parceiros do Casamento Comunitário, com muita alegria e satisfação”. O próximo ensaio será no dia 3 de dezembro.

[Olho texto=”Falar que o noivo não fica ansioso é mentira! Estou muito nervoso” assinatura=”Reinaldo Dias, noivo” esquerda_direita_centro=”centro”]

Casamento com segurança

Devido à pandemia da Covid-19, o casamento seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social. Cada casal poderá levar somente 4 convidados para evitar aglomerações.

Saiba Mais

O Casamento Comunitário já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta é amparar as famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Os casais foram selecionados com base nos critérios definido em edital, publicado no Diário Oficial do DF.

Para mais informações, os interessados devem procurar a secretaria pelo endereço eletrônico subdhir@sejus.df.gov.br, ou pelos telefones 3213-0688/ 3213-0685.

*Com informações da Sejus