18/11/2020 às 08:41, atualizado em 18/11/2020 às 08:40

Live aborda Dia da Consciência Negra

Sob a ótica da política social, especialistas debatem assunto nesta quinta-feira (19)

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Arte: Divulgação/Sedes

Com o objetivo de colocar em pauta temas como combate ao racismo e espaço dos negros na sociedade atual, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove a live Consciência Negra e Política Social: um diálogo necessário. O bate-papo será nesta quinta-feira (19), a partir das 9h30, com transmissão na página da Sedes no YouTube.

“São temas tão atuais em nosso cotidiano que precisamos retomar a discussão sempre que possível”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

O encontro reúne a educadora social e mestre em relações étnico-raciais Aline Pereira da Costa, a pedagoga especialista em assistência social Luana Gualberto Andrade e a vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress),Tatiane Costa. Outra atração é a o músico Dadá Oléria. Ativista do movimento cultural-negro no DF, o artista vai contar um pouco de sua história e interpretar canções conhecidas do grande público durante.

A transmissão faz parte da série de lives da secretaria. Excepcionalmente nesta semana, o evento ocorre numa quinta-feira, uma vez que a sexta-feira (20), dia em que se realizam as transmissões ao vivo, está decretada como ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal.

Entenda a data

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade.

A data foi escolhida para relembrar a resistência do último dos líderes do Quilombo dos Palmares no Brasil, Francisco Nzumbi – o Zumbi dos Palmares. Ele foi executado em 20 de novembro de 1695 pelas forças do bandeirante português Domingos Jorge Velho.

* Com informações da Sedes