19/11/2020 às 21:33, atualizado em 24/11/2020 às 11:20

Paradas de ônibus são reformadas na Candangolândia

Pelo menos dez pontos foram limpos e pintados. Em Brazlândia, GDF Presente constrói estacionamento na Avenida Central, com 15 vagas

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Os pontos de ônibus localizados às margens da Epia, na altura da Candangolândia, vão tomando nova forma. Equipes da administração regional da cidade e do GDF Presente estão pintando as paradas no sentido Núcleo Bandeirante. Primeiro, é feita a limpeza com sanitização; em seguida, a pintura, com tinta doada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). Pelo menos dez pontos estão sendo recuperados para melhor abrigar os usuários do transporte público. 

Com o período de chuva, os cuidados com a água parada devem ser redobrados para combater os focos de dengue, chikungunya e zika – e o Governo do Distrito Federal está atento. Por isso, o GDF Presente reforça o serviço com a retirada do lixo da cobertura das paradas e desobstrui o sistema de drenagem. “Estamos limpando a cidade e esses equipamentos não poderiam ficar de fora”, ressalta o administrador da Candangolândia, José Luiz Gonzalez.

“Além de levar os insumos e equipamentos, trabalhamos na articulação junto aos órgãos do GDF e administração para viabilizar e atender às demandas que são passadas no plano de ação”, resume o coordenador do Polo Central Adjacente, Rodrigo Soares. 

Firmando a parceria e somando forças, a Administração Regional do Park Way entrou com a mão de obra na ação. “Trabalhamos em colaboração”, explica o administrador do Park Way, Maurício Tomaz da Silva. “Se meu vizinho está precisando de ajuda, estou pronto para ajudar”, afirma. 

O vendedor de doces Eder Carvalho, 38 anos, pega transporte coletivo diariamente em uma das paradas da cidade. “Estava muito sujo, com várias propagandas – ficava até difícil de sentar para esperar o ônibus”, conta. Ao ver as equipes trabalhando, demonstrou satisfação. “Vai ficar muito melhor, mais confortável e seguro”, agradeceu. 

Foto: Divulgação/GDF Presente

Na Avenida Central de Brazlândia serão abertas 15 vagas de estacionamento em piso de bloquetes | Foto: Divulgação/GDF Presente

 

Proibido estacionar 

Já em Brazlândia, o deficit de vagas na Avenida Central, próximo à Quadra 4, era um grande transtorno tanto para motoristas quanto para comerciantes. Como não havia lugar para parar, os veículos estacionavam nas calçadas e, na maioria das vezes, eram autuados pelo Detran. Percebendo o problema, a administração regional está transformando parte da calçada, que é bem extensa, em estacionamento. Para isso, o Polo Leste do GDF Presente auxilia na construção.

Serão abertas 15 vagas de estacionamento em piso de bloquetes. Os materiais foram comprados pela administração por meio de emenda parlamentar do deputado Iolando Almeida, no valor de R$ 500 mil. O recuso foi utilizado para custear essa e outras benfeitorias na cidade. “Os comerciantes querem atrair os seus clientes, o que antes não era possível pela falta de estacionamento, mas conseguimos mudar essa realidade”, comemora o administrador da Brazlândia, Jesiel Rosa Costa. 

A administração regional está fazendo um levantamento de outros espaços que podem ser transformados em estacionamentos. “Como poder público, podemos possibilitar o aumento da oferta no número de vagas em Brazlândia”, explica o administrador.