20/11/2020 às 20:22, atualizado em 21/11/2020 às 11:18

Atenção especial às estradas rurais em Sobradinho II

Dois quilômetros de pista da Travessa 5 estão nivelados e sem buracos. Na Quadra 14 e na Avenida Grande Colorado, equipe se concentrou no tapa-buracos

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

No Lago Oeste, o material usado na recuperação das estradas foi o expurgo de brita, que ajuda a dar consistência à via | Foto: Divulgação/GDF Presente

Uma conhecida entidade de assistência social a idosos em Sobradinho II foi beneficiada essa semana pelos trabalhos do GDF Presente. Localizado no Lago Oeste, o Lar Batista Canaã agora está com as pistas de acesso novas, niveladas e livres das poças comuns no período de chuvas.

A casa atende a 20 senhoras e conta com 25 funcionários. E a situação das vias de acesso estavam pra lá de precárias. “Ficava bem difícil a circulação de ambulâncias, das famílias que vêm visita-las e também para nossos servidores”, explica a gerente administrativa Marta Mazzaro, 57. “Mas, até a próxima segunda-feira (23), estará tudo novo”, emenda.

Equipes do Pólo Norte do programa, da administração regional e da Novacap estão envolvidas na missão. Contam com uma máquina motoniveladora, uma retroescavadeira, cinco caminhões para recuperar cerca de 2 quilômetros da Travessa 5 – trecho da Rua 00, que atravessa a instituição.

Mas a ação de recuperação das estradas não vai beneficiar apenas quem frequenta o Lar Canaã. Chacareiros da região também ganharão com o novo acesso e maior agilidade no transporte de seus produtos.

“Era uma ação necessária ali no Lago Oeste. Não podemos esquecer do lado social”, reforça o administrador de Sobradinho II, Osmar Felício. “E, por se tratar de uma área de proteção ambiental (APA), não podemos asfaltar. Então precisamos manter a pista sempre nivelada e bem cuidada”, acrescenta.

O material usado no patrolamento se chama expurgo de brita e ajuda a dar consistência na estrada de chão. Parte do insumo aplicado, inclusive, é comprado pela comunidade. “Tanto a casa de assistência quanto os moradores da região ajudaram a comprar. E nossa equipe do GDF Presente faz todo o serviço”, explica o coordenador do Pólo, Ronaldo Alves.

Dez toneladas de massa asfáltica foram usadas na operação tapa-buraco, no Grande Colorado| Foto: GDF Presente

Ainda em Sobradinho II, os trabalhadores fizeram a Operação Tapa-Buraco na avenida principal do Grande Colorado, onde há grande concentração de condomínios. Já na vizinha Sobradinho, os reparos foram nas vias da Quadra 14. Dez toneladas de massa asfáltica foram usadas nos dois locais.

Jardim Botânico

Na região do Jardim Botânico, as equipes do Pólo Leste transportam desde a última terça-feira (17) resíduos da construção civil (RCC) reciclados para o Núcleo Rural Barreiros.

Trata-se de entulhos que são transformados em areia pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e serão aplicados em estradas de terra da localidade. Duzentos e quarenta toneladas já foram levadas para núcleo rural e serão colocadas nos próximos dias.

Próximo ao condomínio Quintas da Alvorada, equipes do GDF Presente recolheram ainda cerca de 60 toneladas de lixo e inservíveis.