20/11/2020 às 13:08, atualizado em 20/11/2020 às 15:22

Duas crianças serão operadas nesta sexta-feira (20)

No total, quatro já foram acolhidas em 24 horas após acordo da Saúde com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Duas crianças que foram acolhidas nessa quinta-feira (19) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) serão operadas nesta sexta-feira (20), e outras duas tem previsão de cirurgia para o início da próxima semana. Os quatro bebês são os primeiros a passar pelos procedimentos depois do acordo firmado entre Secretaria de Saúde (SES) e o instituto na noite da última quinta. Todos os pacientes têm menos de um ano e aguardavam por cirurgia cardíaca em hospitais da rede pública de saúde, onde recebiam assistência médica adequada.

Para garantir a realização dos procedimentos, a SES fez um repasse de quase R$ 4 milhões ao ICDF, de forma antecipada. Também para ajudar no equilíbrio financeiro, a secretaria vai agilizar o pagamento dos serviços executados no mês de outubro e oferecerá insumos básicos, conforme lista a ser elaborada pelo corpo clínico do instituto, e que são necessários para o procedimento cirúrgico dessas crianças.

Metas

O valor referente a esse material será abatido em pagamentos futuros a serem repassados ao instituto. Em contrapartida, ficou acertado que o ICDF vai atuar para cumprir as metas pactuadas para o mês de novembro e de dezembro.

A prioridade da Secretaria de Saúde é atender as crianças cardiopatas, por ordem de urgência, e as solicitações judiciais. São cerca de 100 pacientes pediátricos que aguardam por uma cirurgia cardíaca. O instituto também deve contribuir no aumento de oferta de cirurgias cardíacas para adultos, somando esforços junto ao Hospital de Base e Hospital Universitário de Brasília, que também realizam esses procedimentos pela rede pública de saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde