24/11/2020 às 12:07

Planaltina ganha reforço na segurança

Região é a primeira a receber o projeto Cidade da Segurança Pública. Central funcionará a partir desta quarta-feira (25)

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Central será instalada no 14º Batalhão da Polícia Militar; imagens contribuirão com ações de policiamento  | Foto: Divulgação/SSP

A partir desta quarta-feira (25), Planaltina vai contar com um Centro de Monitoramento Remoto (CMR), instalado no 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM). O lançamento faz parte do pacote de ações para a região, a primeira a receber o projeto Cidade da Segurança Pública, entre os dias 25 e 29 deste mês. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação itinerante faz parte do programa DF mais Seguro. O trabalho é integrado com todas as forças de segurança locais.

[Olho texto=”“O programa de videomonitoramento é uma das prioridades do Governo do Distrito Federal”” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O programa de videomonitoramento é uma das prioridades do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Segurança Pública”, explica o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. “Planaltina já conta com o sistema, mas ainda não tinha uma central exclusiva para monitorar as imagens. As imagens captadas no novo espaço poderão contribuir com ações de policiamento preventivo ainda mais efetivos da Polícia Militar e também auxiliar nas investigações realizadas pela Polícia Civil e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais. O objetivo é que, até 2022, o DF tenha toda a sua área urbana monitorada.”

Em tempo real

Câmeras de grande alcance distribuídas pela cidade captam as imagens de alta resolução, que são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A partir de agora, essas imagens também serão encaminhadas em tempo real ao 14º Batalhão.

“O uso das imagens facilitará o atendimento ainda mais rápido de ocorrências e permitirá que pessoas em atitude suspeita, ou mesmo em flagrante delito, sejam identificadas pelos policiais que realizam o monitoramento, e assim possam fazer o acionamento mais célere do policiamento motorizado, garantindo maior eficácia nas abordagens”, reforça o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Edmar Silva.

[Olho texto=”“O uso das imagens facilitará o atendimento ainda mais rápido de ocorrências”” assinatura=”Tenente-coronel Edmar Silva, comandante do 14º Batalhão” esquerda_direita_centro=”centro”]

Pontos de instalação

Os locais em que os equipamentos são instalados fazem parte de áreas de interesse permanente, definidas com base em levantamentos feitos pelas subsecretarias de Gestão da Informação (SGI) e de Inteligência (SI), da SSP. Orientações de responsáveis por batalhões e delegacias também contribuem com essas definições. “Os estudos apontam as chamadas ‘manchas criminais’, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes”, explica Anderson Torres.

Em quase dois anos, o número de equipamentos instalados no DF aumentou 60%. Em janeiro de 2019, havia 584 câmeras. Atualmente, são 928, de acordo com a Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP, responsável pelo suporte tecnológico do projeto.

“O batalhão terá acesso às imagens 24 horas por dia”, informa o subsecretário de Modernização Tecnológica, Valdevino Peixoto. “Damos o apoio necessário aos batalhões. Antes da implementação desses equipamentos, fazemos visitas e explicamos como é a operacionalização de todos os recursos possíveis.”