25/11/2020 às 16:38, atualizado em 26/11/2020 às 10:17

Operação DF Livre de Carcaças em Planaltina

Ação percorrerá a cidade nesta quinta-feira (26). Além de retirar das ruas veículos abandonados, trabalho contribui para combate aos focos de dengue

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Desde que foi lançada, ação já retirou das vias públicas quase 400 carcaças | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A operação DF Livre de Carcaças estará em Planaltina nesta quinta-feira (26), a partir das 10h, para retirar das ruas veículos abandonados. Além de aumentar a sensação de segurança da população, a ação – que faz parte do programa Cidade da Segurança Pública, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) – tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

“Fizemos o mapeamento prévio das desordens em Planaltina, ainda na fase de definição das atividades que seriam realizadas na cidade”, explica o titular da SSP, Anderson Torres. “Esse tipo de material deixado nas ruas de forma incorreta impacta diretamente a sensação de insegurança da população. Ou seja, o cidadão não se sente seguro ao passar por uma rua em que haja uma carcaça que pode ser usada como esconderijo ou mesmo como ponto para usuários de drogas.”

Parceria garante eficiência

O trabalho resulta da parceria entre as secretarias das Cidades, Políticas Públicas e DF Legal; Departamento de Trânsito do DF (Detran), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde (SES).

A ação, reforça Anderson Torres, evidencia a preocupação do GDF com o combate à proliferação do mosquito da dengue e também a capacidade de interação entre os órgãos. “Desde que começou a ser realizada no Distrito Federal, a operação já retirou 392 carcaças das ruas, mostrando-se muito eficaz e o reflexo da integração, não apenas da segurança pública, mas também de todos os órgãos envolvidos”, afirma.

A identificação do material foi feita pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) local, com apoio da administração regional. “Esse trabalho realizado pelos Consegs contribui para o direcionamento da ação e, desta forma, conseguimos retirar um número maior de material das ruas, pois já sabemos onde estão”, relata o coordenador do Conseg da SSP, Marcelo Batista. “O apoio da administração regional também é de extrema importância”.

O administrador regional de Planaltina, Celio Rodrigues, destaca que a ação na cidade é uma oportunidade de poder atender as necessidades de todos. “Com o trabalho conjunto entre os órgãos, construiremos uma cidade mais segura para toda população”, finaliza.

DF Livre de Carcaças

  • Quinta-feira (26), às 10h, com encontro de titulares dos órgãos envolvidos na operação no estacionamento da Administração Regional de Planaltina (Av. Uberdan Cardoso, Setor Administrativo).
  • Quer contribuir com a ação e ajudar a identificar veículos abandonados em sua região? Envie um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br.

* Com informações da SSP