25/11/2020 às 21:04, atualizado em 26/11/2020 às 18:01

Trabalhos de manutenção por todo o Guará

GDF Presente atua na construção de calçada em um beco que vivia alagado, além de roçagem de grama e vistoria em bocas de lobo, entre outros serviços

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Trabalhos incluem a construção de calçada em becos que darão conforto aos moradores | Foto: Divulgação/GDF Presente

Para manter o cuidado regular nas vias e áreas públicas do Guará I e II, equipes do GDF Presente iniciaram esta semana uma força-tarefa que inclui roçagem da grama do kartódromo, frisagem de meios-fios, vistoria em bocas de lobo e até a construção de uma calçada de 52 metros entre dois conjuntos residenciais.

Essa foi uma conquista comemorada pela professora aposentada Lelia Carvalho, 76 anos. Moradora da QE 15 do Guará II, ela conta que nos dias chuvosos era um problema atravessar o beco em frente à sua casa para chegar mais rápido à parada de ônibus. “A passagem era gramada, e era só chover que enchia de água e molhava os sapatos inteirinhos”, lembra. Agora, com a calçada, o problema chega ao fim. “Eu adorei porque é uma coisa que a gente vinha pedindo há muitos anos e ninguém nos atendia”, conta.

A coordenadora do Polo Central, Vânia Gurgel, comentou a importância do serviço para os moradores da região da QE 15 e destacou a soma de esforços que levou à sua execução. “A mão de obra é muito boa, a Administração Regional disponibiliza 28 reeducandos, e o trabalho em conjunto com o GDF Presente trouxe essa importante obra para a cidade”, ressalta.

Foto: Divulgação/GDF Presente

No kartódromo do Guará a grama alta foi aparada e, junto aos meios-fios, foi feita a capina do mato que estava sobre eles | Foto: Divulgação/GDF Presente

No kartódromo do Guará a grama alta foi aparada e, junto aos meios-fios, foi feita a capina do mato que estava sobre eles – trabalho chamado de frisagem. 

Nas QI 18, 20 e 22 do Guará II, o GDF Presente recolheu diversos inservíveis como pedaços de armários e paletes de madeira descartados incorretamente por moradores nas calçadas e canteiros das vias. Esse material, se jogado fora de maneira irregular, pode acumular água e servir de foco de criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de poluir visualmente a cidade.  

Demandas

Já na QE 40 do Guará II, uma boca de lobo que foi vandalizada e estava descoberta colocava em risco a segurança de pedestres, além de acumular lixo trazido pelas chuvas. Com o suporte do Polo Central, responsável pelo atendimento da região no programa GDF Presente, uma nova tampa foi colocada, cobrindo o vão.

Para a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, o GDF Presente é um reforço importantíssimo para a região. “Com esse programa permanente conseguimos desafogar demandas e dar celeridade no atendimento ao cidadão, tendo o Polo Central, que é o que coordena todas as edições por aqui, um grande facilitador com apoio de mão de obra e maquinário”, afirmou.