25/11/2020 às 19:31, atualizado em 25/11/2020 às 20:16

Webinar ibero-americano discute governança e compartilha experiências

Evento foi promovido pelo Escritório de Assuntos Internacionais em parceria com a CGDF e a União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

“Implementação da Governança no Setor Público: Desconstruindo Mitos” foi o tema do webinar promovido por Brasília no âmbito da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), por meio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e da Controladoria-Geral do DF. O evento on-line ocorreu na terça (24) e quarta (25).

O primeiro dia foi dedicado às experiências brasilienses, incluindo exposições do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Hemocentro de Brasília e Oracle América Latina. A abertura contou com falas do controlador-geral do DF, Paulo Martins, da chefe do EAI, Renata Zuquim, e do subdiretor geral da UCCI, Fernando Rocafull. “O compartilhamento dessas práticas é uma espécie de vitrine, quando podemos mostrar o trabalho das cidades”, afirmou Rocafull. “Na UCCI temos governos que são centenários, que são antigos, mas que não precisam ser velhos”, acrescentou.

O segundo dia de programação, reservado para relatos de outras cidades-membro da UCCI, contou com a apresentação de Orlando Tafur, chefe de Integridade da Prefeitura de Lima, sobre “Integridade e Luta Contra a Corrupção”, com a exposição de Estefanía Grunauer, da Agência Metropolitana de Controle de Quito, sobre “Os Desafios de Controle dos Espaços Públicos”, e com Felipe Jiménez, secretário privado do gabinete da Prefeitura de Bogotá, falando sobre o Centro de Governo de Bogotá para apoio a projetos prioritários da administração distrital.

Para o controlador-geral do DF, Paulo Martins, “Discutir a governança e trocar boas práticas é muito importante, por proporcionar integração entre os órgãos e projetos, resultando em melhores entregas. Mesmo neste momento de pandemia, implementamos com sucesso os comitês internos de governança em 86% dos órgãos do DF”, disse.

[Olho texto=”Discutir a governança e trocar boas práticas é muito importante, por proporcionar integração entre os órgãos e projetos, resultando em melhores entregas. Mesmo neste momento de pandemia, implementamos com sucesso os comitês internos de governança em 86% dos órgãos do DF” assinatura=”Paulo Martins, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, “No contexto da pandemia, a governança se apresenta ainda mais como uma temática relevante para a gestão das cidades, uma vez que debatê-la é uma oportunidade para compartilharmos os mecanismos de liderança estratégica e controle, para gerar resultados positivos e de interesse da sociedade”, afirmou.

A UCCI é uma rede de cidades que conta com 27 membros. Brasília participa da UCCI desde 1986, e é vice-presidente da área temática de governança. O evento foi gravado e está disponível no canal da CGDF no Youtube.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais