26/11/2020 às 15:55

Fiscais reprimem parcelamentos irregulares em Brazlândia

Objetivo da operação do Brasília Ambiental foi preservar região administrativa que se destaca por abrigar relevantes APAs

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental realizaram, nesta semana, a Operação Preserva Brazlândia. O objetivo foi reprimir parcelamentos irregulares do solo em uma região administrativa que se destaca por abrigar relevantes Áreas de Proteção Ambiental (APA), como a APA da Bacia do Rio Descoberto, que fornece água para 70% da população.

As ações ocorreram no Núcleo Rural Alexandre Gusmão (Incra 7) e contaram com o apoio da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental do Instituto, com o registro de imagens aéreas feitas por meio de drones e da Polícia Militar (PMDF).

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Durante a operação foram feitas cinco notificações e registros fotográficos do atual estado de ocupação de cada propriedade com o uso de drone | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O diretor de Fiscalização Ambiental III do Instituto, Néder Aquino Guida, destacou o caráter preventivo da ação. “Estamos trabalhando no combate ao parcelamento irregular de forma inteligente e sob novo prisma, utilizando ferramentas modernas e tecnológicas e, principalmente, quebrando o paradigma de agir após o fato ocorrido. Agindo de forma proativa, a fim de salvar das mãos de ‘grileiros’, uma área tão importante ambientalmente”, concluiu o diretor.

Notificações

Durante a operação foram feitas cinco notificações e registros fotográficos do atual estado de ocupação de cada propriedade com o uso de drone. Os levantamentos possibilitam melhor análise espacial e servem como referência para o monitoramento de eventuais tentativas de parcelamentos realizados de forma irregular na região.

A operação marcou também o primeiro voo, após a criação do Comitê Gestor de Operacionalização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CGRPA) e do lançamento do sistema Colibri, de agendamento de drones do Brasília Ambiental.

 

*Com informações do Brasília Ambiental