27/11/2020 às 21:36

Cidade da Segurança terá programação para a família, em Planaltina

Apresentação de banda, sessão de cinema e serviços estarão à disposição da população na estrutura montada em frente à Administração Regional

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A programação prevista para a Cidade da Segurança Pública, neste sábado (28), em Planaltina, será de serviços à população, como emissão de carteira de identidade e palestras, além de apresentações voltadas para as famílias. A previsão de início das atividades é às 10h, na estrutura montada em frente à Administração Regional.

“Preparamos atividades que nos colocam em situação de aproximação com a comunidade, para que possamos, além de reduzir os índices criminais, aumentar a sensação de segurança e facilitar o acesso aos nossos serviços. Queremos, também, contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

O objetivo das atividades programadas é, também, a interação com a população por meio de abordagens de temas da Segurança Pública, como afirma o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Manoel Arruda. “Foram escolhidos profissionais especializados que, de forma criativa e inovadora, poderão contribuir transversalmente com a prevenção da violência por meio da reflexão, do fortalecimento da autoestima, do desenvolvimento de valores e da formação cidadã”, afirma.

Música

Logo no início da manhã, a partir das 8h, a Banda de Música da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará uma apresentação. “Serão músicas para alegrar toda a família, do samba ao rock”, conta o regente da banda, primeiro tenente Josael Moreira.

Na sequência, o público também poderá conferir uma apresentação de cães da PMDF, palestra sobre primeiros socorros dos bombeiros e mostra de filmes. A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil apresentará um teatro de fantoches. “A peça trata do uso racional da água, com adaptações para o período de pandemia. Fazemos orientações quanto à importância do uso de máscaras, além de trabalhar a conscientização para uso consciente dos recursos hídricos”, conta o subsecretário da pasta, coronel Alan Araújo.

Pintura em tela

A oficina de pintura em tela realizada nesta sexta-feira (27) se repetirá neste sábado (28), de 9h30 às 12h. Para a moradora Viviane Lopes, a oficina encorajou as mulheres. “Foi especial participar da oficina, pois ficamos muito em casa, ainda mais com a pandemia, e foi uma oportunidade de interagir e mostrar que somos capazes. Eu não sei desenhar e consegui pintar um quadro, por exemplo”, contou a dona de casa.

A oficina é uma forma de despertar o talento das participantes, como afirma o instrutor da oficina, Hebert Vale. “Elas chegam envergonhadas, mas, aos poucos, participam e, ao final, mostram que é uma oportunidade de despertar o talento de cada uma, por meio de pinturas rápidas, com aquarela”, disse.

Programação:

  • Banda de Música – Manhã
  • Apresentação de cães – 9h
  • Palestra sobre Primeiros Socorros – Manhã
  • Oficina de Pintura em Tela – 9h30/12h (duas turmas)
  • Mostra de Filmes: Balãozinho Azul – 9h30/12h (duas sessões)
  • Teatro de Fantoches – 10h
  • Ônibus Identidade Solidária – Manhã/Tarde
  • Museu Itinerante de Drogas – Manhã/Tarde
  • Deam Móvel – Manhã e tarde
  • Presença/exposição de duas viaturas da 2º BPRural – Manhã/Tarde
  • Demonstração de equipamentos – Manhã/Tarde
  • Mostra de Filmes: Balãozinho Azul – 14h/16h (duas sessões).

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública