27/11/2020 às 17:40

No mês do diabetes, HRL reforça cuidados com alimentação

Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso orienta sobre um prato saudável

Por Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Entre várias informações relacionadas à alimentação, mural instalado no HRL, no Paranoá, destaca o que é o prato considerado saudável | Foto: Divulgação/Saúde DF

O Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH), no Hospital da Região Leste (HRL) no Paranoá, criou um mural informativo sobre a classificação dos alimentos conforme o Guia Alimentar para a população brasileira. A iniciativa integra a campanha Novembro Diabetes Azul e chama atenção para alimentos mais saudáveis. O mural com embalagem de alimentos e detalhamento dos rótulos foi feito por duas nutricionistas da Atenção Secundária.

“Esses murais nós fazemos de tempos em tempos para os usuários do serviço. Esse nós fizemos especialmente para o mês do diabetes, mas a equipe de nutrição do CADH (nutricionistas e estagiárias) estão sempre atualizando o mural com algum tema novo”, explica a nutricionista do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso, Manuela Pinheiro Normando, que elaborou o mural junto com a nutricionista Fernanda Takeuti, também do CADH.

Entre um atendimento e outro, o espaço também é utilizado para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir nas consultas, uma vez que a alimentação é parte importantíssima no tratamento do diabetes.

O mural educativo ainda destaca o que seria um prato saudável. De acordo com a nutricionista Manuela Pinheiro Normando, “cada indivíduo tem uma necessidade nutricional individual, mas de maneira geral podemos dizer que o prato ideal é composto por 50% de vegetais (crus e cozidos), 25% de alguma fonte de carboidrato e 25% de alguma fonte de proteína”.

Os rótulos de alimentos, que por muitas vezes passam despercebidos por olhares desatentos, são parte importante numa alimentação saudável. Entender a lista de ingredientes e a informação nutricional dos alimentos industrializados para sabermos realmente o que estamos consumindo é crucial.

Ambulatórios

No DF, há ambulatórios multidisciplinares para tratar diabetes na Atenção Secundária de toda as regiões de saúde do DF. Eles estão localizados nos hospitais públicos de Taguatinga, Ceilândia, Gama, Guará (Cedhic), Sobradinho, Paranoá, Santa Maria e Base, além do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedh) na Asa Norte.

*Com informações da Secretaria de Saúde