28/11/2020 às 09:00, atualizado em 28/11/2020 às 12:45

Novos itinerários para Santa Maria

GDF cria Linha 251.6 para atender demanda de usuários de ônibus e aumentar oferta de horários e rotas que ligam a cidade ao Gama

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Linha 251.8 também teve parte dos itinerários alterados: agora, atende o Gama Leste | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os usuários do transporte coletivo ganharam mais uma alternativa de rota: a recém-inaugurada Linha 251.6, criada para atender pedido dos moradores de Santa Maria e Gama. O trajeto abrange Terminal do BRT – Avenida dos Alagados – Residencial Santos Dumont – Rodoviária do Gama, proporcionando uma viagem mais confortável e rápida – especialmente quem vai para o Residencial Santos Dumont e para a área central do Gama, já que, a partir de agora, o passageiro não precisa percorrer toda a extensão dos setores Oeste e Leste. É uma economia de tempo de 20 a 30 minutos.

As linhas 251.7 e 251.8 também tiveram parte dos itinerários alterados. Ambas continuam passando pela estação do BRT de Santa Maria, Avenida dos Alagados e Rodoviária do Gama. A partir de agora, porém, a primeira linha atende somente os setores Sul e Oeste do Gama, ficando a segunda com o Setor Leste.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) também providenciou alterações em outras duas linhas da região: a 020.2 e a 330.8. Ambas tiveram um aumento na oferta de horários de circulação. A Linha 020.2 ganhou viagens aos domingos para atender quem reside nas proximidades da Avenida Santa Maria e precisa se deslocar ao Gama. Já a 330.8 agora vai operar com mais horários nos dias úteis, fins de semana e feriados, para melhor atender os passageiros da região do Polo JK.

Pedidos atendidos

“As alterações nas linhas de ônibus de Santa Maria estavam planejadas há certo tempo, mas não foram implantadas devido à pandemia do coronavírus”, explica o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus. “Como as atividades estão sendo retomadas, foi possível implantar as adequações e atender os usuários que pediram viagens mais rápidas para a área central do Gama.”

A população aprova o reforço dos itinerários. Moradora do Residencial Santos Dumont, a auxiliar administrativa Eduarda Ferreira, 22 anos, soube da nova Linha 251.6 pela internet e aproveitou seu dia de folga para testá-la. “Vai trazer resultados mais gratificantes, porque as outras linhas que levavam para o Santos Dumont demoravam muito, e as viagens agora vão ser mais rápidas”, avalia.

Antônio Ismar: “O caminho está mais curto. É muito bom”

O bombeiro hidráulico Antônio Ismar, 55 anos, mora em São Sebastião e visita constantemente sua mãe, no Setor Leste do Gama. Para o passeio familiar, ele utiliza a Linha 251.8 e elogiou a alteração do itinerário. “O caminho está mais curto, não precisa mais passar pelo Setor Oeste. É muito bom”.