29/11/2020 às 16:50, atualizado em 02/12/2020 às 14:35

Suporte a empregadores ajuda em contratações

Sala para entrevistas e capacitação de funcionários são disponibilizadas a custo zero; oferta de vagas ainda é maior do que a procura

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A Agência do Trabalhador oferece gratuitamente espaço logístico para que as empresas possam entrevistar, selecionar e até capacitar seus futuros empregados | Foto: Lucio Bernardo Junior

Desde que entrou na área de varejo supermercadista e começou a trabalhar com recrutamento de recursos humanos, o coordenador de RH Rubson Hosano, de 31 anos, inaugurou quatro grandes lojas no Distrito Federal. Em cada uma delas empregou pelo menos 200 pessoas, todas sob o recrutamento e suporte logístico da Agência do Trabalhador.

O que muita gente não sabe é que, além de anunciar vagas de emprego e selecionar os candidatos aptos às demandas de empregadores, a Agência do Trabalhador também oferece gratuitamente o espaço logístico para que as empresas possam entrevistar e selecionar os seus futuros empregados.

Salas de aula e até um auditório também ficam disponíveis para a promoção de cursos de capacitação e qualificação, assim como equipamentos para videoconferências e entrevistas on-line. Durante a pandemia, todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde estão sendo adotados, como a desinfecção dos espaços.

Como se cadastrar

Em diversas unidades como as do Setor Comercial Sul, no Plano Piloto, de Taguatinga, de Brazlândia e do Gama, as empresas podem utilizar salas equipadas para fazer entrevistas de emprego, realizar etapas de seleção, criar dinâmicas de grupo e até separar os candidatos por funções, em espaços diferentes. Para isso, basta acessar o site da Secretaria do Trabalho e preencher o formulário na aba Canal do Empregador.

Secretário do Trabalho, Thales Mendes explica que o suporte prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) aos empregadores ajuda em duas frentes: fomenta o mercado de trabalho, reduzindo os índices de desemprego e aquecendo a economia, e reduz custos, já que parte dos candidatos recebe o auxílio desemprego. “O que queremos é ampliar os meios capazes de aumentar a empregabilidade no DF”, diz.

[Olho texto=”O que queremos é ampliar os meios capazes de aumentar a empregabilidade no DF” assinatura=”Thales Mendes, secretário do Trabalho” esquerda_direita_centro=”centro”]

O suporte prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) aos empregadores ajuda em duas frentes: fomenta o mercado de trabalho e aquece a economia

Vagas mais ofertadas

A área de construção civil, de acordo com o secretário, é a que mais tem oferecido trabalho. Ao abrir uma oferta de emprego, a empresa repassa à agência o perfil da vaga. A indicação de três candidatos aptos por vaga é repassada ao empregador. Isso é feito até que o escolhido seja definido.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O atendimento à demanda, porém, muitas vezes esbarra na falta de mão de obra qualificada. O coordenador de RH Rubson Hosano trabalha em uma grande rede de supermercados. Por lá, a busca maior é por profissionais como açougueiros, peixeiros e padeiros. Além das contratações para abertura de novas lojas, em que usou as estruturas da Agência do Trabalhador, ele também já a acionou para contratações menores.

“Dependendo da localidade onde a loja vai se instalar, usar a estrutura da agência facilita para nós e para o deslocamento dos candidatos, pois muita gente desempregada tem dificuldades de custear o transporte para procurar emprego. Para nós é um auxílio bem qualificado”, observa Hosano.

Com 16 unidades espalhadas pelo Distrito Federal, além de uma móvel, a Agência do Trabalhador funciona em dias úteis das 8h às 17h. Até o final do ano, a agência de Santa Maria também terá estrutura compatível para seleção de candidatos e entrevistas de emprego.