30/11/2020 às 08:50, atualizado em 30/11/2020 às 14:36

Campeonato de Xadrez tem inscrições de 1º a 9/12

Estudantes das redes pública e privada de todas as idades podem participar

Por Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Vem aí o I Campeonato On-line de Xadrez Escolar, dos Jogos Escolares do DF, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Estudantes de qualquer idade, da educação básica da rede pública e privada do Distrito Federal, podem se inscrever entre 1º e 9 de dezembro. Professores e gestores serão os responsáveis pela finalização das inscrições. O campeonato será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, com transmissão pelo canal da SEEDF no YouTube, o EducaDF.

O principal objetivo do torneio virtual é promover e divulgar a prática do xadrez, uma modalidade que não precisa de mudanças nas regras mesmo em tempos de distanciamento. “Nossa Secretaria de Educação não para e tem no esporte uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica. Participem deste grande desafio mental em que vence aquele que encontrar a melhor estratégia”, afirma o diretor de Educação Física e Desporto Escolar (DEFIDE) da SEEDF, Marcelo Ottoline.

[Olho texto=”Participem deste grande desafio mental em que vence aquele que encontrar a melhor estratégia” assinatura=”Marcelo Ottoline, diretor de Educação Física e Desporto Escolar da SEEDF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Competição

A primeira etapa, no sábado (12/12), definirá os 50 melhores colocados na partida de oito minutos. Esses serão classificados para a segunda fase, que já será realizada no dia seguinte, 13/12, quando serão conhecidos os primeiros colocados no torneio de arena.

Os destaques desse I Campeonato On-line de Xadrez Escolar posteriormente serão parte de uma divisão por faixa etária promovida pela Gerência do Desporto Escolar (GEDESC), da Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar da SEEDF.

Para incentivar os estudantes da rede a permanecerem e se aprimorarem nesse esporte, aqueles que manifestarem interesse receberão um certificado com a classificação obtida.

Passo a passo para inscrição

Estudantes

• Conversarem com os pais ou responsáveis;

• Acessarem o link da plataforma utilizada no torneio, https://lichess.org/ para criarem um nome de usuário. Não serão válidos xingamentos, palavras de apologia às drogas ou à violência;

• Entrarem no site escolas.se.df.gov.br, lerem o regulamento e preencherem o formulário de inscrição com o nome completo, a data de nascimento, a regional de ensino, a escola onde estuda, o telefone para contato e o nome de usuário criado anteriormente;

• Por último, informarem à direção da escola ou ao professor responsável os dados completos, o nome de usuário para acesso à plataforma dos jogos para que a própria unidade ou docente oficializem a inscrição no campeonato.

Professores e diretores

• Estarem por dentro dos regulamentos geral e específico;

• Contribuírem para divulgar a competição junto à comunidade;

• Organizarem as inscrições recebidas em uma lista (por faixa etária ou gênero) e preencher os dados em formulário próprio fornecido pela organização (o mesmo já utilizado na modalidade de xadrez para os Jogos Escolares do DF).

• Preencherem o termo de adesão fornecido pela organização (serve para todas as participações da escola no ano);

• Acessarem o link do formulário Google para as escolas, fornecido pela organização, para formalização e entrega dos documentos.

Em live pelo YouTube, a equipe da DEFIDE antecipou os detalhes do campeonato e falou sobre a importância do xadrez no contexto educacional.

Confira o vídeo:

 

*Com informações da Secretaria de Educação