01/12/2020 às 20:23

 III Fórum dos Gestores dos Serviços de Atenção Primária

Participações on-line respeitaram medidas de segurança contra a Covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Teve início, nesta terça-feira (1°), a abertura do III Fórum dos Gestores dos Serviços de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, acompanhou de forma on-line o início do evento, que se estenderá até quarta-feira (2) com rodas de diálogos, painel de experiências em territorialização e oficinas temáticas.

Devido ao contexto trazido pela pandemia do novo coronavírus, o evento precisou ser alterado para o formato de videochamadas, ao invés de reuniões presenciais. Ainda assim, o fórum pretende ser um espaço de escuta e troca de experiências ao longo dos dois dias, com objetivo de qualificar os processos de gestão no âmbito da Secretaria de Saúde.

O evento tem como tema central “A gestão do cuidado no território“, buscando evoluir nas questões das regiões vulneráveis e de cuidar do território de forma ativa, além de perceber a necessidade de cada território.

“O tema foi muito bem escolhido, pois buscamos a evolução das regiões mais vulneráveis. Logicamente, a oportunidade de ter um fórum para escutar e ampliar os diálogos é muito importante, especialmente nesse momento de pandemia, pois é uma chance de aprimorar nossa capacidade de atendimento”, afirmou Osnei Okumoto.

Também presente na abertura do evento, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, destacou a necessidade de fortalecer a Atenção Primária durante a pandemia, pois será a porta de entrada dos atendimentos aos pacientes acometidos pelo coronavírus. “Nesse momento, a Atenção Primária a Saúde é o foco principal de envolvimento e enfrentamento a Covid-19 em Brasília”, disse Petrus Sanchez.

O coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno, enfatizou que as discussões promovidas pelo fórum serão determinantes para reforçar a importância de uma figura essencial nessa área: o gerente da Atenção Primária. “Hoje o gerente na Atenção Primária precisa estar apropriado das ferramentas da Estratégia de Saúde da Família, para gerir as demandas e otimizar os atendimentos a população”.

Parceria

O trabalho é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília (UnB), pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS).

Para a presidente da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, essa parceria com a Secretaria de Saúde é essencial no enfrentamento a Covid-19, especialmente porque eventos como o Fórum dos Gestores levam a uma “construção coletiva de propostas” que podem contribuir no combate contra a pandemia.

*Com informações da Secretaria de Saúde