01/12/2020 às 16:45

Selos premiam prédios do Plano Piloto

A condecoração, confeccionada pelo DER, será entregue a oito prédios que se destacaram pela manutenção e preservação arquitetônica

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

O selo de qualidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo: homenagem a quem preserva | Arte: DER

Por meio da Superintendência de Operações (Suoper), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) fabricou os oito selos para premiar os blocos residenciais das superquadras do Plano Piloto que se destacaram pela manutenção predial e preservação arquitetônica de Brasília.

“Esse selo serve de estímulo para que os moradores de Brasília preservem suas residências, que fazem parte da história da arquitetura que é famosa no mundo inteiro”, explica o superintendente de operações do DER, Murilo de Melo Santos. “Nós do DER estamos contentes por fazermos parte deste momento.”

[Olho texto=” “Esse selo serve de estímulo para que os moradores de Brasília preservem suas residências, que fazem parte da história da arquitetura que é famosa no mundo inteiro” ” assinatura=”Murilo de Melo Santos, superintendente de operações do DER” esquerda_direita_centro=”centro”]

Qualidade atestada

A fabricação dos selos foi solicitada pela Administração Regional do Plano Piloto (RA I) e atende ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF), criador da premiação em homenagem aos 60 anos da capital federal – data comemorada em 21 de abril.

Os selos serão fixados nos prismas que também foram produzidos pelo DER para informar o endereçamento das quadras.

Para o superintendente de operações do DER/DF, Murilo de Melo Santos, ao participar da iniciativa o órgão ajuda a mostrar a importância da preservação predial da capital Brasília que é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.

Visitas e indicações

A honraria, que tem o objetivo de reconhecer o valor histórico das edificações, começará a ser entregue a partir desta quarta (2) e seguirá em datas alternadas até o dia 11. Brasília é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.

O presidente do CAU-DF, Daniel Mangabeira, explicou que a escolha dos edifícios merecedores do selo foi definida após uma série de visitas realizadas pela comissão composta por cinco membros. “Foram quase 1,5 mil visitas”, conta. Os conselheiros indicaram 30 prédios para a avaliação final, que, ocorrida em outubro, definiu os ganhadores.

 “O poder público tem o dever de adotar medidas de preservação dos bens de valor histórico, artístico e cultural e de edificações de arquitetura”, resume a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Confira, abaixo, as datas e locais para recebimento e colocação dos selos da C os dias, horários e quadras que receberão os selos do CAU-DF.

  • Quarta (2), às 9h: SQS 210 Bloco C.
  • Quarta (2), às 11h: SQS 309 Bloco E.
  • Sexta (4), às 9h: SQS 314 Bloco K.
  • Sexta (4), às 11h: SQN 108 Bloco D.
  • Dia 9, às 9h: SQS 206 Bloco I.
  • Dia 9, às 11h: SQN 416 Bloco H.
  • Dia 11, às 9h: SQS 204 Bloco K.
  • Dia 11, às 11h: SQS 203 Bloco C.

* Com informações do DER