02/12/2020 às 10:31

DF se destaca em Campeonato Nacional Virtual de Natação

Apesar da parada obrigatória da pandemia, os atletas conseguiram quebrar recordes

Por Agência Brasília * I edição: Carolina Jardon

Atletas de natação participaram, entre os dias 18 e 29 de novembro, da última tomada de tempo de 2020 que valia pontuação para o Campeonato Nacional Virtual de Integração Infantil, Juvenil e Júnior, que está sendo realizado em todo país de modo remoto.

A Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal (FDA-DF) aproveitou a ocasião para realizar, concomitantemente, a Campeonato Brasiliense da modalidade, que somou pontos para indicar nadadores para receber o Bolsa Atleta 2021, da Secretaria de Esporte e Lazer.

Foram quatro equipes inscritas que se dividiram em piscinas de 25 metros de quatro clubes diferentes – Iate Clube de Brasília, Clube dos Oficiais da Polícia Militar, SESC Taguatinga Norte e AABB Brasília. As tomadas de tempo – nas categorias Mirim, Petiz, Infantil, Júnior e Sênior em todos os estilos – estão acontecendo no Brasil inteiro e computadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para apuração do ranking nacional. Apesar da parada obrigatória da pandemia, os atletas conseguiram quebrar recordes.

A nadadora Ágatha Marcondes do Amaral (FOTO), que representa a equipe Aquanaii, fez bonito dentro da piscina. Ela quebrou o recorde brasileiro nos 200m costas da categoria Infantil com o tempo de 2’19’’49 e nos 200 me 400m medley absoluto, com os tempos respectivos de 2’19’’94 e 4’56’’36. A jovem faz parte da turma de beneficiários do Bolsa Atleta deste ano que representará a capital federal no Troféu Brasil de Natação, que reunirá no Rio de Janeiro os melhores nadadores do país.

Além de Ágatha Amaral, o grupo ainda conta com Adriadna Maia (Bolsa Atleta Estadual), Vinicius Bento de Morais (Bolsa Atleta Internacional), Witor Hugo Lima (Bolsa Atleta Internacional), Isabela David (Bolsa Atleta Nacional) e Miguel Garcia (Bolsa Atleta Estudantil). Isabela viajará para o evento, de 9 a 13 de dezembro, por meio do Compete Brasília, programa da pasta do Esporte. O evento será o único realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em 2020 completamente presencial.

* Com informações da Secretaria de Esportes