06/12/2020 às 16:30, atualizado em 07/12/2020 às 17:52

Pista do Jóquei, agora clara e segura

Quase 350 lâmpadas de sódio substituídas por LED. É mais visibilidade para o tráfego de 50 mil veículos que passam diariamente por Vicente Pires

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Cerca de 50 mil motoristas terão a rotina mais segura  na Estrada Parque Vale, conhecida como Pista do Jóquei | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), iniciou este mês a troca de 344 lâmpadas em postes públicos da Estrada Parque Vale (EPVL), DF-087, pista de acesso ao Jóquei Clube de Brasília, em Vicente Pires. O chamado projeto de eficientização – que começou em 26 de novembro e tem previsão de ser concluído até janeiro de 2021 – vai melhorar a iluminação, facilitando a visibilidade de motoristas durante a noite e levando mais segurança às cerca de 6 mil pessoas que moram nos condomínios da região.

O projeto consiste na modernização do sistema com a troca das luminárias convencionais pelas de LED. Mais modernas, elas produzem uma luz branca, mais próxima da solar, aumentando a visibilidade das vias no período noturno. A eficientização da pista do Jóquei é fruto de emenda parlamentar do deputado Reginaldo Sardinha, no valor de aproximadamente R$ 320 mil.

[Numeralha titulo_grande=”344″ texto=”lâmpadas LED em postes da EPVL” esquerda_direita_centro=””]

Diretor-técnico da CEB, Fabiano Cardoso explica que uma iluminação pública de qualidade traz muitos benefícios, como reprimir a criminalidade e proporcionar mais conforto à quem dirige à noite. Para ele, as luminárias de LED possuem vantagens práticas e econômicas. “Não só vão melhorar bastante a visão dos pedestres e motoristas como também resultarão em mais eficiência e economia para a empresa, reduzindo em até 40% o consumo.”

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) passam pela Pista do Jóquei, diariamente, cerca de 50 mil veículos – grande parte de motoristas que moram em Vicente Pires, em Águas Claras, no Guará, na Cidade Estrutural, em Taguatinga e em Ceilândia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Imagens mais nítidas

O aumento da claridade vai ajudar a Polícia Militar nos trabalhos de patrulhamento da região, além de dar mais qualidade às imagens das câmeras de segurança dos circuitos internos das portarias dos condomínios com entrada pela pista. É o que aposta o presidente da Associação dos Moradores do Setor Jóquei Clube, José Faustino de Paula, de 59 anos.

Motoristas trafegam com mais segurança ao entardecer na Pista do Jóquei, em Vicente Pires | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“A boa iluminação é um fator de segurança e já dá pra sentir a diferença que faz com as lâmpadas que foram trocadas. Até nossos vídeos das câmaras terão melhor qualidade”, aposta De Paula, como é conhecido.

O administrador regional de Vicente Pires – onde ficam os condomínios da pista do Jóquei, Daniel de Castro, também recebeu bem os investimentos feitos na região. “É o GDF presente junto com a destinação de recursos atendendo uma demanda dos moradores. Espero que não demore a tomar toda Vicente Pires”, afirma.

Fercal e Brazlândia serão as próximas regiões administrativas a receberem o projeto de eficientização de iluminação pública da CEB.