10/12/2020 às 20:47, atualizado em 11/12/2020 às 16:46

Banco de Alimentos recebe 850 quilos de carne suína

Doação feita por entidades agropecuárias do DF beneficia 17 instituições sociais, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

As entidades agropecuárias reconhecem a credibilidade do Banco de Alimentos da Ceasa- DF | Foto: Tony Oliveira

O espírito natalino chegou às Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Nesta quinta (10), três entidades agropecuárias do DF – Associação de Criadores de Suínos (DFSuin), Sindicato dos Suinocultores do DF (Sindisuínos) e Suínoaves Alimentos – doaram 850 kg de carne suína, distribuídas a 17 instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF.

Segundo as organizações de produtores rurais, a escolha pelo Banco de Alimentos da Ceasa-DF se deu pela credibilidade e transparência *do trabalho realizado junto às entidades de assistência social, assim como o combate ao desperdício de alimentos que é realizado dentro das centrais.

O gesto dos empresários foi muito comemorado pelo presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio. “Ter consciência do seu papel social é o ápice de uma gestão, e as três entidades ajudaram a proporcionar um natal farto e mais alegre para muitas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social. Só tenho a agradecer por essa doação tão importante”, ressalta.

Lar de São Francisco, em Ceilândia Norte, foi uma das instituições beneficiadas com a doação de carne suína | Foto: Tony Oliveira

“Queremos fazer a nossa parte, diante desse cenário que é desafiador para todos os brasileiros, e esperamos que esse pequeno gesto sirva de exemplo para outros produtores rurais e empresários que podem ajudar os mais necessitados”, destaca o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros.

Uma das instituições beneficiadas com a carne foi o Lar de São José, que funciona há 32 anos em Ceilândia Norte como um local de acolhimento para atender 70 crianças e adolescentes sob medida protetiva. A entidade, conveniada da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu 46,1 quilos do produto.

“Esse alimento veio em um bom momento, inclusive estamos fazendo uma campanha para que possamos fazer a ceia natalina das crianças. Por conta da pandemia, nossas doações caíram consideravelmente. Temos tido dificuldade de comprar alguns itens, por isso essa ação é tão importante”, comemora a coordenadora do Lar de São José, Lúnia Lopes.

 

* Com informações da Ceasa-DF