10/12/2020 às 10:49, atualizado em 10/12/2020 às 21:01

Exposição retrata o dia a dia dos bombeiros 

O evento é na Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul. A entrada é gratuita

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Uma mostra com cinquenta telas que retratam o cotidiano dos bombeiros militares do Distrito Federal  poderá ser conferida, a partir desta sexta-feira (11), na Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul. Após a exposição, o material fará parte do Museu do CBMDF, localizado na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul. A entrada é gratuita.

As obras foram pintadas em aquarela  pela artista plástica Luiza Aguirre. A ideia surgiu após visitas das crianças do projeto do Bombeiro Mirim, da corporação, ao espaço onde ocorrerá a exposição.

O idealizador, que à época era chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Moisés Barcelos, iniciou as tratativas com a artista. “Perguntei se não havia interesse dela em pintar quadros com momentos impactantes e cotidianos dos bombeiros militares. Ela se mostrou interessada e fomos atrás do material necessário, que foi todo doado”, explica Barcelos.

A artista, que também é médica dermatologista, já admirava a instituição, mas ao receber fotos que serviriam como base para as pinturas, imediatamente aceitou o desafio. “Eu admirava os bombeiros, como todo cidadão, mas ao receber as fotos e conhecer mais o trabalho dos militares, me apaixonei”.

Além de fotos de arquivo, no decorrer da produção dos quadros, que durou quase dois anos, 2019 e parte de 2020, artista utilizou fatos que ocorreram nesse período e tinham vínculo com a instituição. “Já tinha escolhido as fotos que serviriam de base para meu trabalho, mas no decorrer da produção, acabei pintando também fatos noticiados, como a atuação dos militares em Brumadinho”, finaliza Aguirre.

Visitação: 11/12/2020 a 31/01/2021
Local: Casa Thomas Jefferson SEP-SUL 706/906 -Brasília-DF
Horários: 08h às 17h Segunda a Sexta 
 08h às 12h Sábados
Fechado a visitação de 20/12/2020 a 03/01/2021
*Com informações da SSP/DF