10/12/2020 às 16:12, atualizado em 10/12/2020 às 21:49

Inaugurada ponte sobre o Córrego Samambaia

Executada por 150 trabalhadores, obra de R$ 2,4 milhões vai acabar com alagamentos e beneficiar 60 mil condutores que trafegam pelo local diariamente

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Reivindicação antiga da comunidade, nova ponte levará benefícios a toda a região | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Foi liberada, nesta quinta-feira (10), a ponte construída sobre o Córrego Samambaia, na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP). A obra era aguardada por mais de 60 mil condutores que trafegam diariamente no local, provenientes de Águas Claras, Arniqueira, Vicente Pires e Park Way, e também por quem passa pelas estradas parque Taguatinga (EPTG, DF-085) e Núcleo Bandeirante (EPNB, DF-075). Com investimentos de R$ 2,4 milhões, o serviço foi concluído pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) em sete meses.

[Numeralha titulo_grande=”60 mil ” texto=”condutores trafegam diariamente pela região” esquerda_direita_centro=”centro”]

Reivindicação antiga da comunidade, a ponte soluciona um problema para quem trafega na região entre o Viaduto Israel Pinheiro (EPTG) e o primeiro balão no sentido Águas Claras/Arniqueira: o transbordo de água durante o período chuvoso. Os alagamentos eram constantes e traziam prejuízos aos motoristas.

Para que esse problema fosse solucionado, foi construída sobre o Córrego Samambaia uma ponte com vão de 20 metros de comprimento e 15,5 metros de largura em estrutura mista (metal e concreto). A passagem é constituída por três faixas de rolamento de 3,5 metros cada uma e uma ciclovia com três metros de largura.

[Olho texto=” “Aquilo que incomoda a população e traz transtorno precisa ser reformulado e construído, como é o caso desta ponte” ” assinatura=”José Humberto Pires, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Toda intervenção feita no sentido de atender a necessidade da população é importante”, destaca o secretário de Governo, José Humberto Pires. “Este governo trabalha nas pequenas, nas médias e nas grandes obras para transformar Brasília. Aquilo que incomoda a população e traz transtorno precisa ser reformulado e construído, como é o caso desta ponte. Aqui era um bueiro que trazia alagamento. Essa intervenção do DER em fazer aqui uma ponte traz um conforto geral e restabelece toda a infraestrutura da região.”

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, afirma que o Governo do Distrito Federal não está preocupado somente com novas obras, mas também em manter a cidade bem-cuidada. “Nós não vamos cuidar só de obras novas: Brasília, com seus 60 anos, precisa ser bem-cuidada”, aponta. “As obras de arte, os viadutos e a pavimentação precisam ser tratados e recuperados, e é isso o que nós temos feito ao longo destes dois anos”.

Com pouco mais de oito quilômetros de extensão, a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) conecta a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), passando por Águas Claras, Arniqueira e Park Way. A ponte sobre o Córrego Samambaia beneficia os motoristas destas três regiões administrativas e de quem passa pelo local. A ciclofaixa também foi mantida.