10/12/2020 às 21:32

Mais três estradas rurais recuperadas em Planaltina

Vias são do Núcleo Rural Quintas do Rio Maranhão, que abriga mais de 180 famílias. Ação também recolheu 680 toneladas de lixo no Setor Buritis IV 

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Em dois dias de trabalho, duas vias do Núcleo Rural Quintas do Maranhão já foram recuperadas pela equipe do GDF Presente| Foto: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente iniciou a segunda semana seguida de ações em Planaltina atendendo a uma demanda antiga dos moradores do Núcleo Rural Quintas do Maranhão, distante 30 quilômetros do centro da cidade. Havia anos que a comunidade pedia a recuperação das estradas rurais da região, serviço que é feito agora pelo Polo Norte do programa.

O Núcleo Rural fica às margens da DF 205, no caminho para Planaltina de Goiás e vizinho à Estação Ecológica Águas Emendadas. Nele, os chacareiros produzem hortaliças e as ruas, que estavam danificadas pelas chuvas, são usadas para o escoamento da produção de alface, couve e abóbora.

São 16 vias de terra por onde circulam os caminhões dos produtores rurais. Cada uma tem entre 1,5 e 2 quilômetros de extensão. Em dois dias de trabalho, duas delas já foram recuperadas pela equipe do GDF Presente, que permanece em Planaltina até terça-feira da semana que vem (15). “Voltaremos para Planaltina no próximo mês e vamos incluir no nosso cronograma as vias onde não conseguirmos passar a máquina desta vez”, afirma o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves.

Os moradores, que sofrem com a poeira na época de seca e com a lama durante as chuvas, ficaram muito agradecidos pelo patrolamento das estradas e comemoraram ao ver as máquinas do GDF na rua. “O Núcleo Rural existe desde 1984 e, hoje, tem mais de 180 famílias. Os chacareiros utilizam muito as vias de acesso, seja para uso pessoal ou profissional pois muitos vendem seus produtos na cidade”, afirma o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues. “Estamos empenhados e fazendo a manutenção das vias em diversas estradas rurais e agora conseguimos atender o pedido daquela comunidade”, completa.

Para o GDF Presente chegar ao Núcleo Rural foi preciso embarcar a máquina em uma carreta prancha na Avenida Independência e atravessar a cidade, juntamente com um caminhão pipa e uma van. “Planaltina é grande demais. Tivemos praticamente que levar o polo para outra cidade. Por isso ficamos aqui duas semanas”, diz Ronaldo.

Entulho

As equipes do GDF Presente também continuam o mutirão de limpeza em Planaltina e recolheram mais 680 toneladas de entulho no Setor Buritis 4, que tem várias áreas de transbordos irregulares ao longo da Avenida Contorno. A próxima parada é DF 230, que dá acesso para o Arapoangas.

Mais 680 toneladas de entulho foram recolhidas no Setor Buritis 4 | Foto: Divulgação/GDF Presente