11/12/2020 às 20:21

Iges-DF apresenta Código de Ética e Conduta

Documento é um dos pilares do Programa de Integridade, que estimula boas práticas nas unidades do instituto

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Boas práticas devem ser adotadas por toda a equipe do instituto, sem exceção | Foto: Iges-DF

A Controladoria Interna do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) apresentou nesta sexta-feira (11) o Código de Ética e Conduta da instituição, que reúne normas a serem seguidas por todos os gestores, colaboradores, parceiros e fornecedores. O documento é considerado o primeiro pilar do Programa de Integridade do Iges-DF, que inclui medidas como a criação da Controladoria Interna, em outubro deste ano, e a disponibilização do Canal de Denúncias no início deste mês.

Essas ações têm o objetivo de fortalecer a política de transparência do Iges-DF e estimular comportamentos cada vez mais éticos em todas as unidades sob sua competência. O instituto é responsável pelo Hospital de Base, pelo Hospital de Santa Maria e por seis unidades de pronto atendimento (UPAs).

[Olho texto=”“São princípios com os quais compactuamos, como a transparência, a honestidade, a impessoalidade, a publicidade de ações e tantos outros”” assinatura=”Paulo Ricardo Silva, presidente do Iges-DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

O solenidade de lançamento do Código de Ética do Iges contou com a parceria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e reuniu autoridades da saúde pública, além de representantes do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do DF e da Defensoria Pública.

Valores

Para o presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, o Programa de Integridade representa os valores da nova gestão. “São princípios com os quais compactuamos, como a transparência, a honestidade, a impessoalidade, a publicidade de ações e tantos outros”, declarou.

O gestor reiterou que as boas práticas devem ser adotadas por toda a equipe, “desde a alta administração até aqueles que atuam diretamente no atendimento aos usuários”. “Todos devem estar engajados a oferecer um bom serviço, não apenas técnico, mas principalmente humanizado”, defendeu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A transparência e a ética salvam vidas, destacou o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Bruno Tempesta, que representou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. “Os órgãos de saúde aqui representados são responsáveis por 3 milhões de vidas no DF e mais 2 milhões no Entorno. Os gestores precisam ter isso em mente todos os dias”, afirmou.

O Iges-DF recebeu o suporte da CGDF para a implementação do Programa de Integridade. “As boas práticas são fundamentais nos órgãos públicos, e a sociedade é quem ganha”, afirmou a subcontroladora de Governança e Compliance do órgão, Joyce Chagas de Oliveira.

Código norteador

Com o Código de Ética lançado, o próximo passo é promover treinamentos em todas as unidades do Iges-DF, como lembrou o controlador interno, Bruno Lago. E a ideia é de que o documento sirva como um norte para todos os trabalhadores, reforçou o assessor de Compliance e Governança da Controladoria Interna, Eduardo Corrêa. “No fim das contas, a integridade precisa estar no interior de nossos colaboradores. Ela não deve ser praticada somente nas nossas unidades. Esperamos que a levem para suas casas e suas famílias.”

Anúncio do código seguiu todas as diretrizes do GDF sobre segurança sanitária em tempos de pandemia | Foto: Iges-DF

Ainda segundo Corrêa, todas as denúncias serão devidamente investigadas pela Controladoria Interna. “O nosso Canal de Denúncias já está disponível no site do Iges-DF. A partir das informações recebidas no nosso canal, poderemos iniciar uma investigação preliminar, sigilosa. Tomaremos as devidas providências em todos os casos”, garantiu.

Também participaram do lançamento do Código de Ética e Conduta do Iges-DF a defensora do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do DF, Roberta de Oliveira Melo de Souza; o promotor de Justiça do DF e Territórios, Marcelo da Silva Barenco; e a subprocuradora-geral Izabela Frota de Melo, da PGDF.

 

* Com informações do Iges-DF