11/12/2020 às 21:07, atualizado em 11/12/2020 às 21:08

Procuradora-geral do DF é reconduzida ao cargo

Na solenidade, Fabiana Costa Barreto destacou o trabalho dos servidores. Paco Britto representou o governador Ibaneis Rocha no ato de posse

Por Lívio di Araújo Flávio, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Fabiana Costa Barreto, que foi reconduzida ao cargo, é a terceira mulher a ocupar o maior cargo do Ministério Público do DF |Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa Barreto, tomou posse na tarde desta sexta-feira (11), para seu segundo mandato à frente do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

Em uma solenidade rápida, mas prestigiada – que contou com a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; e do vice-governador do DF, Paco Britto, que representou o governador Ibaneis Rocha – ela fez agradecimentos pelo apoio que recebeu durante os dois últimos anos, falou sobre os desafios com a pandemia do novo coronavírus e elencou conquistas de sua gestão.

“Nossos servidores ingressaram em trabalho remoto, mas o compromisso com a missão constitucional falou mais alto”, destacou. De acordo com Fabiana, em 2020, houve aumento de 41% no volume de atendimento à população por meio da ouvidoria do MPDFT e de 118% no número de manifestações em processos durante a pandemia. “Merece ser ressaltado o trabalho dos servidores, dessa equipe dedicada”, frisou.

A cerimônia que reconduziu Fabiana – terceira mulher a ocupar o maior cargo do Ministério Público do DF -, foi presidida por Aras, que não poupou elogios ao trabalho da procuradora-geral da instituição. “Representantes institucionais com este perfil, competente, de seriedade e sensibilidade, voltada ao diálogo e à atuação preventiva e conciliadora, são essenciais nesse cenário em que buscamos superar a pandemia e preparar o MPDFT para sua função de defesa da ordem  jurídica e do regime democrático”, afirmou.  [Olho texto=”Nossos servidores ingressaram em trabalho remoto, mas o compromisso com a missão constitucional falou mais alto” assinatura=”Fabiana Costa Barreto, procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=””]

Participaram da solenidade o vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivana Farina; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte;  o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; e o presidente da Associação do MPDFT, Trajano Sousa de Melo. 

Por videoconferência, assistiram à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do DF, Romeu Gonzaga Neiva; o presidente nacional do Conselho de Procuradores Gerais, Fabiano Damaceno; além dos desembargadores Arnoldo Camanho e Sandra de Santis; a subprocuradora-geral da República, Ella Viecko; e a deputada Bia Kicis.