12/12/2020 às 11:43

Espaços da Juventude oferecem inclusão digital e capacitação

Duas unidades já foram inauguradas, Guará e Riacho Fundo. Governo planeja outras 17 unidades, três em área rural

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Seguindo todos os protocolos de segurança e para evitar a proliferação do novo coronavírus, os interessados em utilizar o espaço devem fazer agendamento e horário no site da administração | Foto: administração do Guará

Mais um Espaço da Juventude foi inaugurado, desta vez, na Administração Regional do Guará. São 16 computadores com acesso gratuito à internet para mais de 35 mil jovens – de 15 a 29 anos. Os equipamentos foram doados pelo Banco de Brasília (BRB) e cedidos pela Secretaria de Juventude (Sejuv). O objetivo é promover inclusão digital, principalmente para pessoas de baixa renda.

Esta semana também foi inaugurado o primeiro Espaço da Juventude, na Administração Regional do Riacho Fundo. A meta é levar o serviço a 17 espaços, sendo três deles em regiões rurais do Distrito Federal.

“Promover esses espaços para os jovens é uma das prioridades da secretaria e do governo. Eles poderão participar de cursos e oficinas online que são ministrados pelos próprios centros de Juventude, por exemplo. Àqueles que não têm acesso à internet, mas que têm aulas remotas, poderão usar os equipamentos para estudar”, explica o titular de Juventude, Kedson Rocha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Sejuv apresentou o projeto para as administrações regionais disponibilizando os equipamentos para doação e, em contrapartida, os órgãos se comprometeram a providenciar espaços adequados para a realização das atividades, garantindo a infraestrutura do local e o funcionamento dos aparelhos.

A administradora regional do Guará, Luciane Quintana, comemora a parceria com a pasta e ressalta a importância do espaço para a juventude da cidade. “É uma forma de ampliar o conhecimento dos nossos jovens. É um local onde eles poderão estudar, pesquisar, se comunicar”, reforça a responsável pela cidade.

Seguindo todos os protocolos de segurança e para evitar a proliferação do novo coronavírus, os interessados em utilizar o espaço devem fazer agendamento e horário no site da administração. O horário de funcionamento será das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.