14/12/2020 às 18:07

Saúde mantém autorização para hospitais públicos fazerem cirurgias eletivas

Decisão é válida até a próxima segunda-feira (21). Durante a semana, situação epidemiológica será avaliada

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Foram mantidas as cirurgias oncológicas, cardiovasculares, os transplantes e as cirurgias judicializadas durante o período em que as cirurgias eletivas estavam suspensas | Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

As cirurgias eletivas continuam autorizadas na rede pública de saúde do Distrito Federal. No dia 2 de dezembro, a Secretaria de Saúde autorizou a retomada dos procedimentos englobando as especialidades pediátrica, ortopédica, plástica, geral e coloproctologia. Em outubro e novembro voltaram a ser feitos procedimentos oftalmológicos, urológicos, ginecológicos e vasculares.

A autorização é temporária e vale até o dia 21 de dezembro. Até lá, a pasta seguirá avaliando o cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 no DF e, dependendo da situação, poderá manter a realização das cirurgias.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, são observados critérios técnicos para manter a autorização. Entre eles, a taxa de ocupação dos leitos com suporte de ventilação mecânica para atender pacientes com a Covid-19, que na tarde desta segunda-feira (14) estava em 64,86%.

[Olho texto=”O objetivo principal com a manutenção dessas cirurgias eletivas é garantir tanto os atendimentos às enfermidades não Covid-19, como também manter a segurança necessária durante a pandemia. Por isso, essa medida será avaliada semanalmente, conforme a situação estiver no DF” assinatura=”Petrus Sanchez, secretário adjunto de Assistência à Saúde” esquerda_direita_centro=”centro”]

Petrus Sanchez acrescentou que “estamos acompanhando o cenário da Covid-19 para que possamos continuar a atender às necessidades por cirurgias eletivas”.

A Secretaria de Saúde manteve a realização das cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes e judicializadas durante todo o período em que as cirurgias eletivas estavam suspensas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Produção cirúrgica na rede

Vários hospitais públicos conseguiram aumentar a produção cirúrgica ao longo dos últimos meses, quando comparado com o mesmo período de 2019. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) fez, entre janeiro e setembro deste ano, 280 cirurgias gineco-oncológicas. Foram cem procedimentos a mais que no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 56% na produção de cirurgias da unidade.

O Hospital da Região Leste, no Paranoá, conseguiu aumentar a produção em 23% fazendo 875 cirurgias gerais até o mês de outubro de 2020, enquanto em 2019, nos mesmos meses, foram 709 procedimentos.

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) promoveu uma força-tarefa em outubro que resultou em 196 cirurgias ortopédicas, representando um aumento de 21% em relação ao mesmo mês em 2019, quando foram realizadas 162 cirurgias.

*Com informações da Secretaria de Saúde