14/12/2020 às 16:02

Semana cultural do Centro de Juventude

Em quatro módulos, o evento Casulo apresenta o resultado do trabalho de 51 jovens que participaram de oficinas de teatro

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Uma semana cultural criada para apresentar o processo de evolução dos participantes das oficinas de teatro dos centros de Juventude (CJs) do DF é a atração que a Secretaria da Juventude (Sejuv) promove, por meio da mostra Casulo, em cartaz desta segunda (14) até sexta-feira (18). Os trabalhos serão exibidos pelo canal do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap) no Youtube  sempre às 15h – com exceção do último trabalho, que terá uma exibição extra às 20h de sexta-feira.

Construída sobre um ambiente sensível e de proteção, a mostra foi organizada pelo professor Adilson Diaz, reunindo 51 alunos das oficinas de teatro. Funciona como uma vitrine para que os participantes mostrem seus trabalhos e coloquem em prática as atividades elaboradas em sala durante os módulos.

Módulos

O Módulo I apresenta um estudo sobre a obra Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Cada aluno escolheu a cena de que mais gostou da peça e, a partir desse ponto, criou seu vídeo. O resultado final é o projeto Fragmentos de Shakespeare.

Artes: Sejuv

No Módulo II,  o repertório de obras e autores foi mais abrangente ao investigar peças nacionais e internacionais, para, posteriormente, estudar os monólogos e projetar a cena a partir do espaço doméstico.

Já no Módulo III, o percurso adotado foi a criação de um roteiro original com 15 personagens envolvidos na mesma narrativa, como um projeto voltado para o cinema. Por meio de pesquisa sobre filmes que tivessem a mesma estrutura, o episódio piloto recebeu o título de Gênesis.

Por fim, o Módulo IV, CeinCena, mergulhou em obras pré-selecionadas que, após debates e estudos, tiveram uma temática definida. Cada integrante do grupo voltou o olhar para seu cotidiano e trouxe um vídeo para compor o projeto final, nomeado Manifesto.

“Chegar aqui só foi possível porque sempre contamos com um time que não deixou a energia cair”, explica Adilson Diaz. “Casulo sintetiza o poder da nossa conexão; acreditamos que a nossa conexão foi e é fundamental para vencermos esse ano. Acreditamos que não há resultado sem trajetória, e que as conquistas só são gratificantes se tivermos com quem partilhar. O maior desejo com a Casulo é fechar 2020 com muito amor, arte e mostrar que, mesmo com muitas adaptações e desafios, nada será mais forte que a vontade de continuar.”

Centros da Juventude

Mesmo durante a pandemia, os CJs não interromperam as atividades. Respeitando todas as medidas de segurança previstas, as aulas foram adequadas para a modalidade on-line e uma série de programas, rodas de conversa, lives, entre outras atividades, passaram a integrar a rotina de professores e alunos.

Durante esse período, alguns encontros pontuais ocorreram dentro dos CJs para entrega de certificados dos cursos e oficinas. Respeitando as medidas de segurança, o secretário de Juventude, Kedson Rocha, e o deputado Rodrigo Delmasso participaram desses eventos.

“O ano de 2020 foi muito desafiador para todos nós”, pontua Kedson Rocha. “Confesso que ver a dedicação desses jovens é uma verdadeira injeção de ânimo para a gente continuar trabalhando em prol da juventude do Distrito Federal. Nos deparamos com verdadeiros talentos e uma sensibilidade tremenda por parte dos alunos e do professor Adilson. Tenho certeza que, com a Casulo, não será diferente, e mais uma vez reforço o compromisso da Sejuv em promover dignidade e espaço de fala para os jovens do Distrito Federal.”

Para conhecer a programação da Casulo, acesse https://bit.ly/2LriWsO.
Após as exibições, haverá bate-papo no zoom: https://us02web.zoom.us/j/89519922478.

* Com informações da Sejuv