15/12/2020 às 11:38, atualizado em 15/12/2020 às 12:06

Livro reúne 11 mil textos sobre a história da capital federal

Obra é fruto de garimpo nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo. Secretário de Cultura representará o GDF no lançamento

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Mais um presente, agora em livro, para os 60 anos de Brasília | Foto: Arquivo

Brasília ganha um presente de aniversário de 60 anos na próxima quarta-feira (16). Trata-se do livro Bibliografia Brasília, que reúne as referências à capital arquivadas nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo, a ser lançado em “live” programada para a próxima quarta-feira (16), às 18h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube (veja no final). Se fosse impresso, a publicação teria mais de 2 mil páginas (leia mais abaixo).

“É um catatau”, resume Cristian Brayner, organizador da obra que conta com apoio da Câmara dos Deputados, da qual é servidor, e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de um projeto de cooperação para publicações. A compilação começou a ser gestada quando Cristian, no ano passado, esteve à frente da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Cristian Brayner, analista legislativo | Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 16 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas “brasílias” que a compilação encerra. “Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir”, filosofa Cristian, doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O lançamento do livro terá, além de Brayner e de representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec-DF, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: “É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar”, afirma.

Secretário Bartolomeu Rodrigues | Foto: Marina Gadelha / Secec-DF

“É um levantamento inédito e exaustivo de obras publicadas no Brasil e no exterior sobre a capital dos brasileiros. A obra organiza registros de livros, artigos de jornais e periódicos, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento, de política a religião, de hidrografia a literatura. Ao permitir conhecer de forma rápida e segura todas as narrativas já construídas a respeito de Brasília, a obra servirá de subsídio para novos estudos e políticas públicas em prol da sociedade”, emenda a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Sousa Oliveira.

Elisa Raquel Sousa, diretora da BNB | Foto: Secec-DF

Do livro constam 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, transcritas e apresentadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade, nos mais diversos campos de atividade; e índice temático, disposto alfabeticamente, com mais de 2 mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos. Depois do lançamento, a obra ficará disponível em meio on-line e poderá ser baixada no site da Câmara dos Deputados.

“Live” de lançamento do livro “Bibliografia Brasília”

Data: 16 de dezembro

Horário: 18h

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/camaradosdeputadosoficial

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa