15/12/2020 às 20:53, atualizado em 16/12/2020 às 12:24

Samu recebe doação de 40 oxímetros

Equipamentos trarão maior eficiência nos serviços prestados à população do DF no local do atendimento

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Os aparelhos doados substituirão todos os aparelhos antigos nas viaturas, no serviço aéreo e no núcleo de medicina do trabalho do Samu| Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu doação de 40 oxímetros de pulso. Os aparelhos serão utilizados durante os atendimentos emergenciais, em todo o Distrito Federal, e trarão maior precisão dos parâmetros respiratórios dos pacientes que serão atendidos.

A distribuição começou na manhã desta terça-feira (15) e contemplará as 30 viaturas que estão em circulação, além do serviço aéreo e o núcleo de medicina do trabalho. De acordo com o Samu, as viaturas já contavam com esses aparelhos, porém não eram novos. Eles substituirão todos os aparelhos antigos.

Segundo o diretor substituto do Samu, Rafael Rodrigues, “em meio à pandemia de Covid-19, os atendimentos de sintomáticos respiratórios aumentaram consideravelmente”. Ele explica que “o oxímetro de pulso é uma ferramenta imprescindível para as equipes, bem como para o médico regulador promover sua conduta”.

Doação

Os oxímetros foram doados à Secretaria de Saúde pela empresa Mazimus Serviços Especializados. Tratam-se de equipamentos médicos que medem de modo indireto a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial. Deste modo, o oxímetro de pulso é apropriado para o uso dos profissionais de saúde para medir a oxigenação em relação ao tempo e de forma precisa no próprio local de atendimento.

“O oxímetro de pulso é um aparelho relativamente simples, porém nos fornece dados de forma imediata, como nível de oxigênio no sangue bem como frequência cardíaca”, destacou, Rafael Rodrigues.

*Com informações da Secretaria de Saúde