16/12/2020 às 10:20, atualizado em 16/12/2020 às 11:58

Campeonato de League of Legends

Inscrições estão abertas, até esta sexta (18), para estudantes de escolas públicas e particulares do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Arte: Divulgação/SEE

Em uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEE), o Distrito Federal, pela primeira vez, terá um campeonato de League of Legends (LoL). A competição tem o objetivo de estimular, nos estudantes, atitudes fundamentais para o processo de ensino, como a disciplina, a responsabilidade e o trabalho em equipe. Trata-se de uma modalidade de jogo eletrônico on-line gratuito, do gênero batalha multijogador.

Interessados em participar do I Campeonato Escolar de League of Legends têm até as 18h desta sexta-feira (18) para fazer sua inscrição. A disputa será realizada em categoria única e é aberta a todos os estudantes – de escolas públicas e particulares – que tenham entre 12 e 17 anos.

A competição começa na segunda-feira (21) e vai até 27 de janeiro de 2021, com pausas nos finais de semana e nas festividades de fim de ano (do dia 24 deste mês a 1º de janeiro de 2021). Os jogos vão começar sempre às 14h, mas os participantes deverão acessar a plataforma 60 minutos antes da hora marcada para o início das disputas do dia – ou seja, às 13h.

O evento é organizado em oito etapas: classificatórias das regionais, finais das regionais, fase de entrada, repescagem da fase de entrada, quartas de finais, semifinais, final distrital 3º lugar e final distrital.

Disputa de equipes

O League of Legends é uma competição de equipes. O jogo coloca dois times de cinco jogadores um contra o outro, com cada jogador assumindo o papel de um campeão. São vários “personagens-campeões” para escolher. Cada um deles possui diferentes forças, fraquezas, habilidades e estatísticas.

O objetivo do jogo é eliminar o Nexus – o edifício no centro de sua base – do adversário após contornar uma série de estruturas defensivas conhecidas como torres.

Como participar

Os capitães devem inscrever suas equipes de cinco integrantes na plataforma na qual serão realizados os jogos, fornecendo todos os dados solicitados e cadastrando uma senha pessoal. Não há limite de equipes participantes por escola, mas o grupo terá de ser da mesma unidade escolar.

Cabe ao professor e à direção da escola a organização da lista de participantes com nome completo (sem abreviações), data de nascimento, gênero e demais dados solicitados. A escola também deverá preencher o termo de adesão e a ficha de inscrição com a lista de participantes a serem disponibilizadas para a comissão organizadora, bem como a autorização de pais ou responsáveis. O último passo é enviar tudo para o e-mail: lolescolar@edu.se.df.gov.br.

É preciso que os estudantes disponibilizem um telefone celular para contato com o intuito de participar dos grupos de Whatsapp e Telegram. Também é necessário entrar no grupo do Discord (aplicativo para comunidades de jogos) para acompanhar o passo a passo de cadastramento no campeonato sediado no battleFY.com. Cada membro da equipe deve estar on-line no Discord nos momentos de disputa da sua equipe.

Consulte o regulamento.

Acesse o formulário de inscrição.

* Com informações da SEE