17/12/2020 às 09:10, atualizado em 17/12/2020 às 15:41

Hospital da Criança recebe resultado de certificação de qualidade

Unidade já possui o primeiro nível de acreditação da ONA, passa por nova avaliação e resultado pode elevar nível de excelência

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que faz parte da rede pública, vai receber o resultado de avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nesta quinta-feira (17). O anúncio será feito durante o Prêmio da Qualidade HCB – evento que reconhece e estimula a adesão dos funcionários às boas práticas hospitalares. O resultado é fruto de processo de certificação realizado em novembro e reforça o compromisso da Instituição de promover um serviço com qualidade e segurança.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirma que está feliz em anunciar esse reconhecimento a uma instituição que faz parte da rede pública de saúde. “Tive a honra de renovar o contrato da Hospital da Criança com a SES, no ano passado, por determinação do governador Ibaneis Rocha, porque sempre acreditamos na excelência dos serviços realizados e na perfeita sintonia com a proposta do governo de bem servir a população do Distrito Federal, principalmente às crianças que demandam maiores cuidados na recuperação da saúde”.

A acreditação conferida pela ONA a serviços de saúde se divide em três classificações. O nível “Acreditado” significa que todos os processos da instituição atendem ao princípio de segurança. Já o nível “Acreditado Pleno” é o reconhecimento de que a instituição mantém as características do nível anterior e conta com sistema focado na gestão integrada. E o nível “Acreditado com Excelência”, que avalia que os serviços atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O HCB possui, desde 2018, o certificado de Acreditado, sendo o primeiro hospital público do Distrito Federal e primeiro hospital pediátrico da região Centro-Oeste a alcançar esta classificação. O processo de avaliação é contínuo e as visitas para avaliação são periódicas, com objetivo de verificar se as instituições mantiveram seus processos em conformidade, evoluíram ou até mesmo deixaram de cumprir os requisitos necessários para manter a credibilidade.

Para o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, a certificação é mais um passo na melhoria constante da Instituição. “O importante não é o reconhecimento: o que queremos é que o Hospital mantenha a qualidade na assistência, com bom ambiente de trabalho e bons resultados. Isso não vem de um processo de dois dias, é para sempre – a acreditação nos motiva a sempre melhorar”, afirma.

Segundo a diretora de Estratégia e Inovação do HCB, Erika Bomer, uma família que traz uma criança para tratamento em um hospital Acreditado “pode esperar um serviço que se preocupa com o bem-estar e segurança do paciente, constantemente buscando a melhoria”. Bomer explica que a certificação da ONA se refere a todos os processos realizados pelo Hospital – e que nem sempre são vistos pelos usuários.

“É claro que a qualidade é percebida no atendimento e na melhoria que se tem durante o tratamento, mas há um trabalho muito grande por trás disso, uma estrutura de gestão organizada, que preza pela transparência e eficácia. É essa estrutura que oferece ao paciente segurança e qualidade”, afirma a diretora.

A acreditação não é o único selo de qualidade do Hospital da Criança de Brasília. Em 2020, o HCB recebeu o Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho. Conferida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a certificação foi baseada nos resultados obtidos em pesquisa de experiência do funcionário e reconhece o esforço da gestão em promover um ambiente profissional harmonioso e agradável para sua equipe.

Prêmio da Qualidade HCB – com resultado da avaliação de acreditação
Data: 17/11/2020 (quinta-feira)
Hora: 9h30
Local: Auditório Dr. Oscar Moren – Hospital da Criança de Brasília José Alencar (AENW 3, Lote A – Setor Noroeste)

A cerimônia também será transmitida pela internet:
Canal do HCB no Youtube:
https://www.youtube.com/user/HCBJA 

Via aplicativo Zoom:
https://zoom.us/j/99490271847?pwd=M0Q0aGtFc2VOeFJYN24xdWVGanh5Zz09 

ID da reunião: 994 9027 1847
Senha de acesso: HCB2020

*Com informações da Secretaria de Saúde