17/12/20 20:41
Atualizado em 17/12/20 às 20:45

Medalha de mérito para civis e militares

SSP-DF condecora 293 pessoas na Residência Oficial de Águas Claras, mas só parte delas participou do evento em razão do distanciamento social

Cerimônia de entrega da comenda ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Os serviços prestados por servidores – civis e militares – e por representantes da sociedade em favor da segurança pública local foram reconhecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), nesta quinta-feira (17), com a entrega da Medalha Mérito Segurança Pública do Distrito Federal. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras.

Vice-governador do DF, Paco Britto, participou da cerimônia e parabenizou os agraciados. “Este é o reconhecimento ao trabalho de todos vocês, principalmente neste ano. Com a pandemia, não pouparam esforços e continuaram nas ruas pela população do Distrito Federal. Não me canso de dizer e me orgulhar que temos as melhores forças de segurança do país.”

Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, agradeceu o desempenho de cada homenageado e falou dos desafios enfrentados ao longo do ano. “A honraria reconhece aqueles que colaboraram de forma efetiva em ações em prol da sociedade e para a integração das forças que compõem o sistema de segurança pública do Distrito Federal. Estamos finalizando mais um ano de bastante trabalho e dedicação e esta é uma forma de reconhecimento”, discursou o secretário.

Entre outras autoridades, receberam medalha os secretários de Governo, José Humberto; da Mulher, Éricka Filippelli; de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; e de Saúde, Osnei Okumoto; além dos chefes das forças de segurança – coronel Julian Pontes (Polícia Militar do Distrito Federal), coronel William Bonfim (Corpo de Bombeiros Militar), Zélio Maia (Detran-DF) e Robson Cândido (Polícia Civil do Distrito Federal). Também foram condecorados o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), Fauzi Nacfur, os presidentes da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Daniel Beltrão.

Apenas parte dos 293 homenageados participaram do evento, devido às normas de distanciamento social. Os demais serão contatados pela SSP-DF para que a medalha seja entregue.

A comenda

A Medalha Mérito Segurança Pública do DF foi criada em 2003. Ela reconhece as ações em prol da sociedade no âmbito da segurança e ainda é oferecida em ouro e prata aos que praticaram ato de bravura – ou seja, colocaram a própria vida em risco, em defesa da sociedade.

Em 2012, a Medalha Mérito Integração Segurança Pública surgiu  para homenagear os que colaboraram com a integração das forças.

 

* Com informações na Segurança Pública do DF